Depois de um fim de semana de treino em desobediência civil , os oponentes ao mega centro de treino policial em Atlanta realizaram uma marcha, na segunda-feira, até o local onde a instalação de 90 milhões de dólares esta a ser construido, no que os organizadores chamaram de “Dia de Ação” não violento.
Mais de 400 pessoas marcharam cerca de 3,2 quilômetros de um parque até o local no subúrbio do condado de DeKalb, gritando “stop Cop City” e “Viva, viva Tortuguita”, invocando o nome de um ativista que foi morto a tiros pela polícia enquanto acampava na floresta em protesto no início deste ano.
Alguns manifestantes usaram máscaras, óculos de proteção e trajes químicos, antecipando o uso de gás lacrimogêneo pela polícia, enquanto outros aproveitaram para plantar árvores autóctones para substituir as centenas que já foram cortadas nos terrenos onde o projecto esta a crescer.
O confronto com a policia era esperado e acabou por acontecer terminando em várias detenções e o protesto por dispersar, aparecendo depois a policia a apresentar utensílios de jardinagem como armas retiradas aos manifestantes.
A polícia tinha a lição bem estudada e bloqueio todos os acessos a floresta garantindo assim que os manifestantes tivessem de ir na sua direcção mas foram surpreendidos por um grupo de pessoas de mais idade que conseguiram bloquear alguns acessos a construção por alguns momentos.
Mas esta é apenas mais uma página nesta luta que dura a 2 anos.
Deixamos abaixo, alguns vídeos e fotos do sucedido.
https://twitter.com/i/broadcasts/1gqxvQwZWLnJB
Pela soberania da informação.
Deixe um comentário