Publicação da Sirigaita, no instagram
No dia 19 de Setembro, terão passado 18 meses e 19 dias desde que dissemos ao senhorio da Sirigaita que não lhe entregaríamos as chaves da cave que lhe arrendamos na Rua dos Anjos.
O senhorio, um mega proprietário com 80 AL registados em Lisboa, um rico mencionado nos Panama Papers, diz que precisa do imóvel de volta (coitadinho) e pôs-nos um processo de despejo em cima, cujo desfecho aguardamos.
É claro que é uma injustiça monumental ele acumular prédios em Lisboa como quem joga monopólio e nós enfrentarmos o desaparecimento, mas é um mundo injusto e nós sabemos que, mais tarde ou mais cedo, um tribunal qualquer dará razão a este acumulador de casas dos outros porque a lei tá contra nós.
O mercado nem se fala, e as instituições também. A cena é: nós precisamos desta toca mal-cheirosa. Os espaços (e até os colectivos) que não se regem por lógicas mercantis, contam-se, em Lisboa, pelos dedos da mão, e estão a desaparecer à força.
Porque não temos para onde ir, e porque recusamos o nosso fado de desaparecer e ir para um canto cibernáutico qualquer lamber feridas, fazemos tudo o que está no nosso poder fazer: recusamo-nos a sair. Esta recusa é não só um acto simbólico, é um acto vivido, da vida que queremos viver, todos os dias.
E por isso, sem mais demoras, a Sirigaita reabre, ou melhor, o bar de sócixs da Sirigaita reabre (há muita vida na Sirigaita para além do bar), quiçá por quanto tempo, mas reabre, este dia 19 de Setembro.
Movida militantemente por pessoas associadas, para pessoas associadas, sem lucro, sem patrões, sem cargos nem salários, numa pequena experiência de auto-organização aqui e agora, a Sirigaita está na luta, na vida, no dia-a-dia, com raiva e com prazer. Está aqui, no 12F da Rua dos Anjos, e podem entrar, que este espaço é nosso.
As pessoas fazem a Sirigaita. Queres fazer um turno? Tens uma proposta? Queres mandar bitaites, envolver-te no colectivo? => sirigaitalisboa@gmail.com
// A Sirigaita é, desde 2019, um ELA – Espaço Livre de Apartheid isr*elita, isto é, adere à campanha internacional por Boicote, Desinvestimento e Sanções a Isr*el. Queres tornar-te um ELA? Fala connosco ou com o Comité Solidariedade com a Palestina @comite.palestina
https://instagram.com/p/DOdOKLdjI4f/
https://sirigaita.org/
A polícia não quer o nosso arraial de protesto. Mas a ré ainda baila!
Como vos dissemos, torrõezinhos de açúcar, comunicámos o nosso protesto de hoje, dia 14, à CML, e a PSP enviou um parecer negativo à sua realização, alegando que o “carácter do evento não é inequivocamente contestatário/ reivindicativo, antes pelo contrário, reveste-se de teor festivo… Assim, o contexto de manifestação aparenta estar a servir para camuflar outras atividades, mormente a de ocupação do espaço público para fins recreativos/ festivos, (…) o que nos leva a dar parecer negativo quanto à pretensão em causa”.
É estranho a polícia achar que pode decidir como nos podemos manifestar. A Sirigaita está nas lutas (todas!) “com raiva e com prazer” – e não vai renunciar nem a uma, nem ao outro.
Que fique claro: por uma vez, a lei está do nosso lado. Não precisamos de autorização para sair à rua e a forma que tomam os nossos protestos é assunto para as nossas assembleias internas. As manifestações, concentrações, reuniões em praça pública comunicam-se para que as Câmaras e polícias trabalhem para garantir esse direito, nada mais.
A Sirigaita está a organizar um arraial de protesto no meio duma campanha anti-despejo que dura há dois anos, está a lutar para continuar a existir num bairro onde as colectividades morrem por causa da pressão imobiliária.
Toda a gente sabe disso, e por isso hoje, dia 14, a partir das 18h, estaremos junt*s na nossa rua, a Rua dos Anjos – com raiva e com prazer. Venham numerosxs!
Deixe um comentário