No próximo dia 26 de Novembro estão marcados protestos em mais de 1 dezena de cidades alemãs numa luta contra o GEAS, luta essa que devia interessar a todos nós que vivemos no território da União Europeia.
O GEAS, SECA em português, “Sistema Europeu Comum de Asilo”, é o que regula a política europeia comum em relação a asilos e refugiados em especial o tratado de Dublin, criado em 2004 que tem sido constantemente retificado, mas com o aumento da pressão migratória bem como o crescimento do nacionalismo na europa é esperada um revisão ainda mais restritiva.
Entre as ideias a debate está a criação de centros de detenção em território europeu para os migrantes, bem como a deportação aleatória e imediata de migrantes o que acaba por dificultar os processos de asilo por motivo religioso por exemplo,
Infelizmente, a reforma não promete qualquer melhoria na situação daqueles que procuram protecção, mas antes elemina o direito ao asilo individual e causará um agravamento maciço do isolamento da Europa. A UE está assim a ceder às exigências dos populistas de direita e a alimentar a mudança para a direita na Europa. Mas neste momento as instituições da UE ainda estão a negociar com os estados membros sobre a reforma, e muitas organizações como a Amnistia Internacional, Pro Asyl ou Seebrücke (entre outras) exigem que o governo alemão vote contra a reforma: STOP CEAS!
Para te informares mais ao detalhe espreita as fontes no fim do artigo.
- Apelo:
Juntos nas ruas contra a abolição do direito de asilo na Europa em 26 de novembro em Berlim
No início de dezembro, o Parlamento Europeu discutirá outro agravamento do Sistema Europeu Comum de Asilo (GEAS). O parlamento votará um conjunto de regulamentos que irão reforçar fundamentalmente o sistema europeu de asilo. Como resultado, haverá violações sistemáticas dos direitos humanos. O direito fundamental ao asilo está em jogo.
Apelamos ao Parlamento da UE para que não concorde com estes cortes históricos, mas que defenda o respeito dos direitos humanos para todos. O direito individual ao asilo deve continuar a ser a base do nosso sistema de protecção!
Apelamos ao governo alemão para que cumpra as suas promessas eleitorais e defenda uma política de migração baseada nos direitos humanos.
Convidamos a sociedade civil a sair connosco para as ruas, a protestar em conjunto contra estes agravamentos históricos da lei de asilo e a dar um sinal para uma Europa aberta e solidária!
Envolve-te!
Marca o dia 26 de novembro na sua agenda para sair para a rua junto com a gente! Se você deseja fazer parte da aliança, escreva-nos no Twitter, Insta ou por e-mail para stopgeas@posteo.de!
Quer assinar nosso apelo? Então escreva-nos um email para stopgeas@posteo.de. Ficaríamos felizes se tu divulgasses este apelo chamada e consciencializa-se outras pessoas sobre a privação de direitos das pessoas em fuga! #stopgeas #stopceas #asylistkeinekrise #asylumisnotacrisis
Para estares a par de desenvolvimentos acompanha as seguintes hashtags nas redes sociais
#stopgeas #stopceas #asylistkeinekrise #asylumisnotacrisis
Fontes:
Pela soberania da informação.
Deixe um comentário