hedflow: Trabalhadores imigrantes protestam em frente à Assembleia da República contra as políticas anti-imigração em Portugal. Organizada pelo Solidariedade Imigrante, a manifestação reúne milhares de pessoas que exigem dignidade e respeito da AIMA e do governo para aqueles que contribuem para o país. 🎥 @sttefanicosta
https://www.instagram.com/p/DOtXoEtDKZF/ (video)
80 pessoas estão presas sem registo criminal nos “centros de detenção”
Foram gastos 30 milhões em centros para deter imigrantes que não cometeram nenhum crime
“Os centros não são locais destinados a quem comete crimes mas assemelham-se com prisões:
Muros altos, portões trancados, ambiente de vigília, horas definidas para comer e recolher. Telemóveis confiscados entre as 21h e as 9h, acesso limitado aos espaços exteriores do centro. A liberdade é cancelada.”
A Associação Solidariedade Imigrante diz que há dezenas de imigrantes detidos devido a alertas emitidos pelo Sistema de Informação Schengen. Não se trata de um alerta criminal, mas perante esta notificação o visto de residência é recusado e, mesmo quando recorrem da decisão, há casos em que acabam detidos.
À Associação Solidariedade Imigrante não param de chegar relatos de imigrantes com medo de serem deportados. Contam o caso de um homem de 24 anos que está detido no centro de instalação temporária do Porto por causa de um alerta emitido pelo Sistema de Informação Schengen. Não cometeu qualquer crime, tem emprego em Portugal e por cá quer ficar, mas acabou preso por risco de fuga.
Dizem que em todo o país há 80 imigrantes em centros de instalação por terem alertas Schengen.
A associação sublinha que não se trata de um alerta criminal, mas perante esta notificação o visto de residência é recusado e, mesmo quando recorrem da decisão, há casos em que acabam detidos. A associação acusa a AIMA de tomar decisões apressadas, ilegais e por pressão política.
via: Vida Justa / Solim
https://instagram.com/p/DO0eMwZiNPg/
5 mil pessoas em Lisboa
“Estamos a assistir a uma série de arbitrariedades e injustiças para com os imigrantes, nomeadamente a perseguição aos imigrantes, como se se tratassem de criminosos”, disse à Lusa um dos organizadores do protesto, agendado para as 14:00. Em comunicado, a Solidariedade Imigrante fala ainda num “clima de intimidação sobre quem trabalha e contribuí para este país, inseridos no mercado de trabalho há vários anos e em setores de atividade em que Portugal tem várias carências”. Referindo-se às alterações que o Governo pretende introduzir às leis de estrangeiros e da nacionalidade, a associação considera que o executivo “dá um mau exemplo” nas políticas de acolhimento e integração. “Dá um mau exemplo ao não se opor claramente contra quem ameaça não cumprir e não respeitar as recomendações do Tribunal Constitucional no que se refere ao retrocesso da Lei de Imigração e em breve a Lei da Nacionalidade”, acrescenta o comunicado. No final do mês de julho, a Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes já tinha promovido um protesto no Porto, que juntou cerca de um milhar de imigrantes, segundo números da organização. (Lusa)
“Ouvido pela Antena 1, o presidente da Associação Solidariedade Imigrante acusa o Governo de só falar neste tema, pelo facto de o líder do Chega André Ventura ter aparecido ontem numa manifestação de imigrantes, em frente ao Parlamento.”
Timóteo Macedo diz que afinal também o Governo aplica ações que mais parecem da extrema direita e explica que as ilegalidades foram cometidas pelo elenco governativo e não pelos imigrantes.”
A Liberdade para o nosso associado e ativista Navjot Batti, ao sair do Centro de instalação do Porto, autêntica prisão que priva da liberdade gente que trabalha e ajuda este país, não cometeram qualquer crime! A Ass. Solidariedade Imigrante e as lutas que temos desenvolvido, foram a causa desta vitória espetacular! Todo este trabalho árduo só pode ter continuidade se ousarmos lutar, continuar esta luta já no dia 17 de Setembro em frente ao Parlamento! Não fiques de fora, participa e luta pela dignidade de todos e pela justiça!””Espectacular Vitória, depois de uma intervenção da nossa Associação junto ao Presidente da AIMA, o nosso associado Navjot Batthi foi LIBERTADO depois de 60 dias, quando na semana passada o levaram para o aeroporto para ser deportado, houve uma ordem para voltar ao Centro depois de intervirmos junto à AIMA! Por agora festejamos com os ativistas da Solidariedade Imigrante e reafirmar de que vale sempre a pena lutar, todos ao 17 de Setembro no Parlamento!”Solidariedade Imigrante no facebookhttps://fb.watch/CgOaLblCfu/
Imagem de capa:
https://www.facebook.com/reel/1128517582715401
Deixe um comentário