COMUNICADO | Movimento LGBTI Leiria | Leiria Drag Festival
É público que existe uma onda de discurso de ódio exponenciado pela política de extrema-direita emergente em Portugal.
Em 2023, um grupo organizado invadiu espaços e eventos LGBTQIAP+, utilizando como argumento a erradicação da ideologia de género.
Seguindo os movimentos destas organizações, o evento ocorrido no passado dia 24 de fevereiro em Leiria foi alvo de perseguições semelhantes.
Na quinta edição do Leiria Drag Festival, sendo a segunda no Teatro José Lúcio da Silva, a Câmara Municipal de Leiria recebeu em Assembleia Municipal uma moção por deputados do Chega solicitando o fim do apoio ao evento. Esta moção anti-democrática e opressora da liberdade artística utilizou como pretexto a possível acessibilidade do espetáculo a crianças, sendo que esse argumento fere o direito de liberdade de escolha individual de qualquer pessoa de estar no evento.
O Leiria Drag Festival apresenta diversas formas de arte como drag/transformismo, música e dança, numa celebração Queer para todas as pessoas.
Após ser negada a reivindicação desta moção, um indivíduo iniciou ameaças nas redes sociais contra o Leiria Drag Festival, além de ter realizado a compra de bilhetes para estar no evento.
Perante isto, foi necessário reunir esforços para aumentar a segurança do estabelecimento e permitir que este se realizasse sem intercorrências.
Na LGBT Leiria, foi pensada uma ação organizada de uma contra-manifestação composta por palavras de ordem em caso de agressões verbais e a entrega de cravos às artistas que se apresentaram e a plateia, acompanhados com um cartão que continha a mensagem:
50 anos | 25 Abril A revolução fez-se para todes! Dia 10 Pela Liberdade; Pela Democracia; Votem em consciência!
Em resumo, o líder da ação de ódio foi proibido de entrar no teatro, neste seguimento cerca de 25 pessoas do mesmo grupo optaram por não entrar.
Após tal acontecimento, o coletivo LGBTI Leiria decide tornar público o que ocorreu, evidenciando que esses grupos continuam organizados e a agir em vários locais do país, para que seja de conhecimento de todos, todas e todes.
Em Leiria o amor, a arte, as cores e o orgulho venceram!
Que continuemos a vencer todes juntes!
Dia 10 de março, vota em consciência e pela liberdade de todes!
imagem de capa: 5° EDIÇÃO DO LEIRIA DRAG FESTIVAL
https://dezanove.pt/a-liberdade-venceu-a-5a-edicao-do-2095579