Este é um dia com sentimentos opostos para toda a comunidade hispânica, enquanto Espanha e os Espanhóis celebram a Festa Nacional de Espanha no outro lado do Oceano Atlântico os povos indígenas celebram o Dia da Resistência Indígena.
Em Espanha viu-se uma grande parada militar com a presença de todos os ilustres com alguns actos na Catalunha contra a celebração desta data mas o espirito Espanhol fica bem patente em declarações como esta que se pode ler na internet:
“O feriado de 12 de outubro é um dos mais esperados pelos espanhóis em 2021. O Feriado Nacional vai recuperar o tradicional desfile das Forças Armadas, depois que, nos últimos dois anos, os atos foram cancelados devido à pandemia do coronavírus.
De acordo com a Lei 18/1987, essa data “simboliza o aniversário histórico em que a Espanha, prestes a concluir um processo de construção do Estado, com base na sua pluralidade cultural e política, e a integração dos Reinos da Espanha em uma Monarquia, em si, dá início a um período da projeção linguística e cultural para além dos limites europeus”.
Enquanto do lado de lá do Oceano são vários os actos em homenagem a todos aqueles que caíram a lutar contra os invasores, muito a semelhança do que vemos nos dias de hoje.
Escolhemos um conjunto de imagens que andam a circular na net sobre a data.
Mas quem nos conhece sabe que gostamos de nos informar mais perto possível da fonte pelo que, para saberes um pouco mais sobre este dia 12 de Outubro recuperamos abaixo um sessão que decorreu no Festival Umundu 11 de Outubro de 2011 com a presença de líderes indígenas.
Este evento aconteceu no domingo, 11 de outubro de 2020, em “Miau Associação Cultural” no Bairro do Alvito, Lisboa, Portugal, com lideres indígenas de Brasil e Peru.
https://www.youtube.com/watch?v=_zUAODYHpZA&ab_channel=HabitaRegen
O vídeo só é possível ver no Youtube.
Pela soberania da Informação
Deixe um comentário