COMUNICADO: 11 ESTUDANTES AINDA DETIDAS POR PROTESTO PELO FIM AOS FÓSSEIS SÃO HOJE LEVADAS A TRIBUNAL

COMUNICADO: 11 ESTUDANTES AINDA DETIDAS POR PROTESTO PELO FIM AOS FÓSSEIS SÃO HOJE LEVADAS A TRIBUNAL

11 estudantes que ontem se manifestaram pelo fim ao fóssil foram obrigados a pernoitar na esquadra e hoje vão ser levados a tribunal no Campus de justiça

Esta manhã, às 10h, vão ser presentes no Campus da Justiça a um juiz 11 das 24 estudantes detidas ontem em manifestações pelo fim aos combustíveis fósseis. Estas 11 não foram libertas ontem, e a Greve Climática Estudantil de Lisboa foi informada pela polícia de que as estudantes não o seriam até serem presentes a tribunal.

 

10 destas estudantes foram constituídas arguidas por desobediência, após fazerem um sit-in no ministério das infraestruturas. A outra foi constituída por resistência ou coação à polícia. As estudantes reivindicavam o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025. “O governo prefere continuar a enviar polícia para reprimir e agora agredir estudantes do que se comprometer a um plano compatível com a ciência para assegurar o nosso futuro”, diz Beatriz Xavier, porta-voz da onda de ações pelo fim aos combustíveis fósseis.

 

“Não percebemos qual é a justificação para as manterem na esquadra durante a noite”, continua Beatriz, “normalmente este procedimento apenas se verifica para crimes bem mais graves do que aqueles de que as nossas colegas estão a ser acusadas. Esta parece ser apenas mais uma forma de o sistema nos tentar intimidar. Mas não vão ser bem sucedidos, porque sabemos que estamos a lutar pelas nossas vidas. Estamos do lado certo da história, não podemos parar.”

 

Foi convocada uma vigília para o Campus da Justiça às 10h, em apoio às estudantes que serão provavelmente finalmente libertas após serem presentes a um juiz.

 

Mais informação:

 

Fotos e vídeos dos acontecimento e atualizações: Entrar no grupo de Telegram atualizado ao minuto: https://t.me/fimaofossil

Pela soberania da informação.

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.