camara-viseu-proibe-manifestacao-1

[Viseu] Atentado ao direito de manifestação 8 de Março

Já Marchavas | Comunicado

A Câmara Municipal de Viseu não autorizou uma iniciativa da Plataforma Já Marchavas, prevista para o dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres. O local do evento, o Mercado 2 de Maio, bem como a hora da sua realização foram comunicados no prazo legalmente estabelecido. Seria de esperar que o município se congratulasse  com uma iniciativa cidadã de homenagem às mulheres e de afirmação dos seus direitos e a apoiasse. Ao invés, a Câmara de Viseu optou por comportar-se como o dono de um quintal murado onde só entram os amigos!

Alega a autarquia que este espaço “pertence ao domínio privado do município e o respetivo logradouro destina-se a uso das frações comerciais e eventos promovidos pelo município”.

O Mercado 2 de Maio é uma zona de passagem de pessoas e ao longo dos anos foi considerado um espaço público, tendo sido palco de inúmeras iniciativas. Aquela praça já viu várias manifestações, entre elas “Pela Reabilitação do Centro Histórico”.

A Plataforma Já Marchavas repudia firmemente este atentado aos direitos de expressão e de manifestação conquistados no 25 de abril que cumpre este ano 50 anos e que estão consagrados no artigo 45 da Constituição da República (direito de manifestação e de reunião).

Não nos calamos!

Não desistimos de cumprir Abril!

https://jamarchavas.pt/comunicados/camara-de-viseu-assinala-os-50-anos-do-25-de-abril-com-atentado-ao-direito-de-manifestacao