photo_2024-03-10_11-24-51-1952036

Dia Internacional das Mulheres | Lisboa, 08.03.2024 Relato, Fotos e Vídeos

A marcha começou com uma grande carga de água mas, apesar disso, sentia-se entre aqueles que se abrigavam da chuva debaixo da pala do antigo Teatro Império – embalados pelos Ritmos da Resistência – que a chuva não ia deter esta marcha.
E, como por mero acaso, instantes antes de a marcha arrancar, o dilúvio acalmou, mais e mais pessoas se foram juntando e os poucos que se abrigavam debaixo da pala tornaram-se em cerca de 4 mil pessoas que terminaram a marcha no Rossio.

A Marcha decorreu na sua grande maior parte de forma ordeira, com vários coletivos a marcarem presença com as suas palavras de ordem e faixas.

A meio da Avenida Almirante Reis, em frente ao Restaurante Portugália, duas ativistas da Climáximo quebraram o vidro de uma sucursal do Banco Santander.

Mais à frente, junto ao Hotel WC, alguns membros de um bloco antifascista fizeram uma pintura em spray a dizer “revolução transfeminista” numas placas de alumínio de umas obra, o que acabou em mais um momento mais quente em que a polícia reteve uma pessoa em frente a Padaria Portuguesa. Após identificação e perante pressão popular acabou por libertá-la.

E, assim, um grupo de cerca de 60 pessoas pôde continuar o percurso da marcha até ao Rossio, onde acabou por encontrar a maior parte dos participantes e as declarações finais.

O grupo ficou um pouco e os Ritmos da Resistência tocaram novamente. O encontro termina com cânticos e danças, para as poucas pessoas que restaram, sob uma chuva fina.

  • Livestreams PTrevolutionTV

Direto Início Marcha – https://invidious.fdn.fr/watch?v=rydVjAyd77s

Direto longo frente da Marcha e declarações finais
https://invidious.fdn.fr/watch?v=-WEVEbpMsXI

Direto Incidente Banco Santander
https://invidious.fdn.fr/channel/UCbIvRzFDLSRCuqQhWhMb7Xw/streams

Direto Móvel fim da Marcha – Identificação na Padaria Portuguesa
https://invidious.fdn.fr/watch?v=DGt8YRb4mRE

Foto Reportagem

, ,