No sábado, 17 de maio de 2025, a Quinta dos Ingleses foi reentrada e ocupada por uma multidão de ativistas ambientais locais. A Quinta é um espaço verde de mais de 50 hectares muito controverso junto ao mar em Carcavelos, nos arredores de Lisboa, que a Câmara Municipal deu recentemente permissão para “desenvolver”, apesar da oposição maciça da comunidade local, das leis ambientais locais não serem ouvidas, da tomada de decisão democrática e das recomendações para não procederem do Governo Nacional.
Cerca de 100 ativistas locais marcharam em torno da área agora cercada onde as árvores começaram a ser destruídas. Foi encontrada uma brecha na cerca e entraram cerca de 30 ativistas, variando de cerca de 5 a 80 anos. Muitos dormiram durante a noite e esta discussão aconteceu durante uma entrega de chá, café e lanches para manter os espíritos elevados.
A ação direta teve cobertura considerável na TV local e nacional, com ativistas entrevistados mostrando por que eles sentem que foram forçados a tomar essa ação radical. Apesar das regras ambientais que proíbem a construção perto da praia, a Câmara Municipal de Cascais deu a oportunidade de cavar 5 andares subterrâneos para blocos de apartamentos super luxuosos e mais compras. A comunidade local está zangada e diz que o seu mundo não está à venda.
Original e transcrição: https://wearenature2030.wordpress.com/2025/05/22/quinta-dos-ingleses-occupation-2025/
Localização
Quinta dos Ingleses, Carcavelos, Cascais, Portugal
Ligação
https://en.sosquintadosingleses.com/
Canção de Protesto:
https://www.youtube.com/watch?v=cSDRkfwdo2A

Deixe um comentário