A estação de comboios do Rossio em Lisboa foi ocupada durante o protesto de ontem, 4 de Outubro, por centenas de pessoas, no seguimento de uma marcha no centro da cidade, com mais de três mil pessoas.
“A concentração realizou-se na Praça Martim Moniz, em Lisboa, para desfilarem na manifestação pela libertação dos quatro cidadãos portugueses que participaram na flotilha humanitária Global Sumud.”
“Por volta das 18h20, os manifestantes começaram a dirigir-se para a estação apesar de já não terem, neste local, autorização para a realizar e sentaram-se no chão.”
Os manifestantes ocuparam a estação de comboios do rossio durante a tarde, tendo sido depois cercados e desmobilizados por um forte dispositivo policial.
Um manifestante foi atirado ao chão por um agente da PSP, para evitar que forçasse a entrada nos terminais de comboio.
A polícia mobilizou Equipas de Intervenção Rápida (Polícia de choque) e o Corpo de Intervenção na Unidade Especial de Polícia, com mais de seis carrinhas e elementos fortemente armados.
«❤️🔥 Depois de milhares marcharem pela baixa e discursarem no Rossio, centenas de pessoas começaram a cantar “Ocupa, Bloqueia, pela Palestina” e marcharam até à estação de comboios do Rossio, ocupando e bloqueando-a durante 1 hora. 🗣️ Fim ao genocídio, fim a todos os ataques contra a vida, fim ao fóssil. 🫂Um dos manifestantes magoou-se, teve o cuidado e apoio das pessoas presentes. ✊Não há justiça climática sem palestina livre, nenhum povo estará livre sem justiça climática.» – https://www.instagram.com/p/DPZofsHjmcc/
Videos – @lefthandrotation.colectivo no Instagram:
# Grupo de manifestantes pró-Palestina bloqueia comboios na estação do Rossio
«Porém o grupo acabaria, provavelmente atendendo à barragem policial nos Restauradores, por seguir pela Rua 1º de Dezembro e depois para o Rossio. A brigada de intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve na estação, mas os ativistas abandonaram o local logo após o ferido ter sido retirado pelos socorristas. A manifestação propriamente dita, que saiu do Martim Moniz depois das três horas e percorreu a Baixa na direção do Rossio, juntando milhares de pessoas, foi completamente pacífica e já tinha desmobilizado quando pouco antes das seis ocorreu a tentativa de bloqueio da estação do Rossio.»
https://www.dn.pt/sociedade/grupo-de-manifestantes-pr-palestina-bloqueia-comboios-na-estao-do-rossio
Video: @palestinaemportugues via @middleeasteye
EN: Thousands of protesters filled the streets of Lisbon this weekend in a large-scale demonstration of solidarity with the Freedom Flotilla, which had set sail in an attempt to break the blockade of Gaza but was intercepted by Israel. Marchers carried Palestinian flags, banners, and placards calling for an immediate end to the genocide and the decades-long occupation. Organisers said the action in Lisbon was part of a wave of international protests demanding stronger global pressure to stop the violence, lift the siege, and allow humanitarian aid to reach civilians in Gaza.
# Manifestantes barricados em comboios na estação do Rossio: polícia de choque e ambulância no local
https://expresso.pt/sociedade/2025-10-04-manifestantes-barricados-em-comboios-na-estacao-do-rossio-policia-de-choque-e-ambulancia-no-local-7a63a554
# Manifestação pró-palestina continuou após invasão de estação do Rossio. Há um ferido grave
https://www.publico.pt/2025/10/04/sociedade/noticia/centenas-reclamam-lisboa-libertacao-portugueses-flotilha-2149638
# Polícia de choque desmobiliza manifestantes por Gaza na estação do Rossio em Lisboa. Ambiente foi de tensão na principal estação de comboios da capital portuguesa. Dezenas de manifestantes de apoio a Gaza tomaram a estação.
https://sicnoticias.pt/pais/2025-10-04-video-policia-de-choque-desmobiliza-manifestantes-por-gaza-na-estacao-do-rossio-em-lisboa-3c034d62
# Manifestantes por Gaza tomam estação do Rossio, polícia de choque no local
«”Israel é um estado assassino, viva a luta do povo palestiniano”, ouve-se em uníssono na Estação do Rossio, juntamente com palmas e assobios ao som de tambores, assim como a palavra de ordem “o povo unido jamais será vencido”. Em resultado da manifestação, a SIC verificou alguns danos materiais no local, como vidros partidos na zona onde os manifestantes forçaram entrada e uma parede pichada com a palavras “Free Palestine”.
Sobre a manifestação na estação, a PSP indica que “através de Equipas de Intervenção Rápida do Comando Metropolitano de Lisboa e do Corpo de Intervenção na Unidade Especial de Polícia acompanhou e monitorizou a ação de contestação social desde o início e interveio no interior da Estação do Rossio para retirar os manifestantes que entraram naquela zona, impedindo o a circulação ferroviária, tendo resolvido esse incidente”.»
https://sapo.pt/artigo/policia-de-choque-na-estacao-do-rossio-manifestantes-barricados-em-comboios-68e159b59120ad574cd2ed0e
Deixe um comentário