@EstoriasdaPalestina

Um grupo de Jornalistas portgueses tem estado nos últimos dias a apoiar a apanha da azeitona nos territórios Palestinos ocupados da cisjordânia, juntamente com cerca de 25 ativistas internacionais. A página com os relatos diários da Cisjordânia Ocupada pode ser seguida no instagram na página “Estórias da Palestina”: @estoriasdapalestina

Aqui ficam os relatos dos últimos três dias, sendo que haverá mais atualizações diárias na página @estoriasdapalestina

3° dia da apanha da azeitona, em Idna. (12/10)

Os colonos e o exército assediaram e agrediram pessoas, mas não houve feridos. Infelizmente, não conseguimos apanhar quase azeitonas nenhumas. Um ótimo exemplo das ações dos “civis israelitas”. Amanhã voltamos à apanha! Palestina livre ✌️🫒🇵🇸

«Mais um ataque hoje, agora na apanha da azeitona de Idna. Cerca de uma dúzia de soldados e colonos (alguns usando roupas militares) assediaram pessoas palestinianas, militantes do movimento de solidariedade internacional e jornalistas no início apanha da azeitona. Quando um grupo de cerca de 200 pessoas chegou ao olival, já os esperavam, prontos para os mandar em embora. Ninguém precisou de assistente médica, mas a apanha foi interrompida.»

via: https://www.instagram.com/p/DPuU7hlADQ7/

561923538_18310929460219715_1628229144962238563_n

Imagem: «Soldiers and settlers (some of them armed and wearing military clothes) harass the olive harvest in Idna, Palestine.»
via: https://instagram.com/p/DPuHqMdDG5e/

2º dia da apanha da azeitona em Beita, Cisjordânia. (11/10)

Hoje houve menos incidentes, mas ainda assim houve dois feridos por gás lacrimogéneo (já recuperados). Apesar disso, muita alegria, risos, cantigas e trabalho. Mais de 400kg de azeitonas apanhadas (só no grupo em que estava). Amanhã há mais, a apanha continua! Palestina livre ✌️🇵🇸🫒

https://www.instagram.com/p/DPrp7xrgAIv

Imagem: soldados atiram gás lacrimogénio contra o grupo que está a apanhar azeitonas

1º dia da apanha da azeitona (10/10)

Hoje foi o primeiro dia da apanha da azeitona. Cerca de 25 ativistas internacionais/judeus antissionistas e dezenas de palestinianos juntaram-se para apanhar azeitonas perto da vila de Beita.

A violência dos colonos na Cisjordânia está a escalar muito, por isso não foi surpresa quando começou. Primeiro, cerca de 10 colonos adolescentes chegaram para assediar os palestinianos – o exército sionista protegeu-os. Quando os palestinianos tentaram continuar a apanha, os soldados dispararam gás lacrimogéneo, ferindo várias pessoas – incluindo um jornalista, atingido à queima roupa por uma cápsula de gás. Enquanto carregava o jornalista para a ambulância, os soldados disparam gás na direção da ambulância.

Depois disso, descemos para outra zona e continuámos a apanha. O clima parecia mais calmo, as pessoas distribuíam café e comida e conversavam enquanto o trabalho seguia. Infelizmente, durou pouco.

Os soldados voltaram para dizer que n podíamos estar ali. Aceitámos a decisão, resignadamente, e começámos a descer para um campo onde supostamente poderíamos estar e continuar a apanha.

Nesse momento, alguns palestinianos soaram o alarme – um grupo de colonos de cara tapada estava a atacar palestinianos na colina ao lado. À medida q corremos nessa direção para ajudar, os colonos incendeiam um jeep. Tentamos apagar, mas o exército dispara gás lacrimogéneo e balas. Os palestinianos resistem, como podem, mas mais e mais pessoas vão ficando feridas. Os colonos continuam a atear fogos pela montanha. Sem hipótese contra um inimigo muito mais armado, abandonamos os campos, com uma parte das azeitonas q conseguimos colher. Uma ativista fica para trás e acaba por ser agredida pelos colonos (já está em segurança).

Apesar da enorme violência e do trauma a que os palestinianos estão sujeitos, não baixam os braços. A apanha da azeitona vai continuar já amanhã, porque quem vive sob ocupação não tem o privilégio de esperar que a violência acalme – porque ela não acalma.

A apanha ainda vai no início e a presença de internacionais nunca foi tão importante. Deixo nas stories um contacto para quem se quiser juntar em solidariedade.

Palestina Livre ✌️ 🇵🇸

via:  https://www.instagram.com/p/DPoaOr8DJTL/

photo_2025-10-13_12-49-29

Imagem: «Hoje, colonos e soldados atacaram pessoas palestinianas e militantes de solidariedade internacional que estavam a apanhar azeitona em Beita, Palestina. Pelo menos seis pessoas precisaram de assistência médica por terem sido atacadas por soldados e colonos, e carros foram incendiados.»

via: https://www.instagram.com/p/DPoX16NjOhS/

***

Acompanha tudo em https://www.instagram.com/estoriasdapalestina/