A rede indymedia nasceu há 25 anos durante as revoltas de Seattle contra a Organização Mundial do Comércio. Desde aí, centenas de websites locais e nacionais foram formados em todo o mundo. Os conteúdos são publicados pelos utilizadores do website, jornalistas cidadãos e coletivos de media independente, de forma livre e voluntária.
Quem publica na indymedia?
Qualquer pessoa pode publicar na indymedia, instantâneamente e de forma livre, através do formulário de publicação. A publicação é anónima e o website não guarda quaisquer informações sobre os utilizadores.
Porquê publicar na Indymedia.pt?
O centro de media independente é um projecto livre, sem qualquer financiamento, e gratuito, que pretende fornecer às comunidades um espaço digital alternativo e seguro para difusão de notícias, comentários e informações.
A indymedia é uma forma de luta ativa pela liberdade de expressão e de acesso à informação sem barreiras e procura ser um espaço digital universalmente acessível e inclusivo.
Porquê a indymedia e não outras redes sociais?
A maioria das redes sociais são privativas, extraem dados dos utilizadores, e apresentam graves problemas de privacidade de dados. O website indymedia não tem cookies, não guarda metadados e é feito com software livre. É mantido por um coletivo de voluntários que se auto organizam livremente, e sem ânimo de lucro. A indymedia é uma solução para combater a “morte” da internet e para fortalecer e apoiar as lutas revolucionárias e os movimentos sociais, através da difusão livre e gratuita de informação alternativa.
Porque a indymedia hoje em dia?
Grande parte dos coletivos indymedia foram perseguidos pelo estado e pela polícia ao longo dos últimos 25 anos. Servidores foram confiscados e algumas pessoas foram presas simplesmente por apoiar a manutenção deste projecto independente e anti-autoritário. No Japão, Alemanha e outros lugares, a indymedia foi ilegalizada. Em França, Alemanha, Grécia e outros lugares, coletivos da indymedia sofreram forte repressão policial e ataques no sentido de impossibilitar a manutenção dos websites. Acreditamos que manter a indymedia online é um ato de resistência contra o autoritarismo, a censura e a repressão.
Uma nota sobre os ultimos anos:
Após várias discussões sobre se devemos ou não moderar o website
Algumas publicações foram apagadas (censuradas) pela equipa de moderação por conterem conteúdos polémicos. Queremos dirigir um pedido de desculpas às pessoas afetadas, e estabelecer um compromisso coletivo para com a liberdade de expressão de tod@s nos movimentos sociais e espaços libertários.
Após um período de reflexão coletiva, e no espírito combativo e de compromisso para com a liberdade de expressão de tod@s, o website não irá mais ser moderado no sentido de apagar opiniões ou comentários. Este é um compromisso coletivo que deverá ser defendido ativamente.
Pedimos que nos ajudem e apoiem neste projecto, no sentido de tomar melhores decisões coletivas e defender a liberdade de expressão.
Caso encontrem conteúdos problemáticos no website, podem dirigir questões para a mailinglist.
Participa no Centro de Media Independente:
A melhor forma de participar no IMC – PT é publicares as tuas notícias no website indymedia.pt
Se quiseres apoiar este projecto, contacta-nos na mailinglist: indymedia-portugal@lists.riseup.net
Partilha!
https://indymedia.pt
Publica as tuas notícias:
https://indymedia.pt/publicar

Deixe um comentário