Descrição da Imagem: “Descansa em Paz. – R.I.P – Um ano após o assassinato de Odair Moniz por um agente da PSP. ✊🏾 Exigimos justiça para o Odair e para todas as vítimas de violência policial e racismo institucional.” – publicado por Hiphop Kriolu no Instagram
[Sintra] Amanhã, dia 22, a partir das 9h15m, no Tribunal de Sintra começa o Julgamento do assassinato do Odair Moniz (Dá)
«Na madrugada de 21 de Outubro, Odair Moniz de 43 anos foi alvejado por um agente da PSP e acabou por sucumbir às suas feridas. Odair Moniz junta-se à longa lista de pessoas negras mortas às mãos da polícia de segurança pública.»
Enquanto a família e amigos estavam em luto, um forte contigente policial entrou à força em sua casa, agredindo a família. Na mesma noite, começaram os protestos e as barricadas contra a violência e repressão policial, revolta que durou várias noites, com mais de 120 casos de protestos espontâneos em toda a cidade de Lisboa, após os quais pelo menos 21 pessoas foram detidas e outras dezenas de pessoas identificadas pela repressão nos dias seguintes, onde se montou um gingantesco exército policial, toques de recolha, e caças ao homem em direto na TV, que não deixou de aproveitar o momento para semear mais terror e ódio contra a população pobre. Os assassinos tentaram já por várias vezes fabricar indícios contra a sua vítima mortal, Odair Moniz; ele era um trabalhador comum, negro, e amado por muitos, num bairro periférico, e foi abatido a tiro por um polícia.
Sem Justiça não há Paz!
Odair Moniz presente!
[Lisboa] Manifestação Sem Justiça Não há Paz por Odair Moniz #PTrevolutionTV #AltPT #indymediaPT
[Lisboa] Manifestação Sem Justiça Não há Paz por Odair Moniz #PTrevolutionTV #AltPT #indymediaPT
Odair Moniz, mais um na longa lista de mortos às mãos da PSP. Mas, isto até quando? – SOS Racismo
A morte de Odair Moniz na wikipedia
imagem: Outro Angulos / Jornal Mapa
Todos perdemos quando deixamos que o debate seja sobre “os bairros” e não sobre a polícia.
https://www.jornalmapa.pt/2024/10/29/todos-perdemos-quando-deixamos-que-o-debate-seja-sobre-os-bairros-e-nao-sobre-a-policia/
Deixe um comentário