PTREVOLUTIONTV
MANIFESTAÇÃO – 24/01 (Sábado)

O território libertado da Administração Autónoma do Nordeste da Síria (AANES), também conhecido como Rojava, encontra-se desde dia 6 de Janeiro sob ataque das forças governamentais sírias (HTS)!

Quebrando repetidamente os acordos feito com a AANES, o governo sírio (com apoio do estado Turco) começou por atacar os bairros curdos de Aleppo, tendo de seguida feito uma investida em direção aos cantões autónomos de Raqqa, Taqba e Deir Ez-Zor. Apesar da resistência, estas zonas encontram-se neste momento sob as forças jiha*dis#tas do governo provisório, que tentam desde ontem chegar a Kobane e a Heseke. Só no início desta guerra, pelo menos 150 mil pessoas foram deslocadas, que tiveram mais uma vez de abandonar as suas casas e comunidades para fugir às ações militares do estado sírio. Para além disso, estes grupos conseguiram chegar a prisões onde estavam milhares de membros do IS1s, juntando-se estes agora aos bandos terroristas a mando do governo sírio. Os relatos de execuções, tortura e massacres começam a surgir á medida que o regime jhia*dis#ta avança .

As forças das SDF, uma coligação de curdos, árabes e outras etnias, que tinham derrotado o IS1s em 2019, resistem na defesa deste território – território este que representa uma vida livre, auto organizada e de luta por um mundo melhor.
Perante os repetidos ataques, foi convocada uma mobilização geral da população para que participe na defesa das suas terras, assim como um chamado internacional para ações em solidariedade ativa com a revolução e com o povo curdo. É neste contexto que dia 24, este sábado, acompanhando as sucessivas ações que já estão a acontecer pela Europa fora, marcharemos desde o Largo de Camões até ao Largo Monet, onde se encontra a representação da comissão europeia, para pressionar esta instituição e o Estado Português a abandonarem o seu apoio pelo novo regime sírio ou a quebrarem o seu silêncio cúmplice.

A revolução de Rojava e a existência dos curdos neste território está sob ameaça.
Apelamos a todas as pessoas a virem marchar conosco em defesa do povo curdo.

Longa Vida à Revolução Curda!

JIN, JIYAN, AZADI!