[Movimento Não às Minas – Montalegre] Um alerta para todos:
Será que a população da Borralha e arredores querem uma mina a céu aberto à sua porta?
Os alertas foram mais que muitos, os esclarecimentos também. Uns pareciam não acreditar, outros, mais ligados ao poder local colaboracionista pareciam desejar a vinda da mina. Pois ela aí está, mais próxima que nunca.
Após vários impedimentos por parte de alguns populares, a máquina já se encontra a fazer prospeções na Brecha de Santa Helena, na Borralha, tendo em vista o desenvolvimento do Estudo de Impacte Ambiental, que deverá estar pronto até ao final de Novembro, quando terminam os dois anos concedidos à empresa para esta o entregar na APA a fim de entrar em discussão pública. Aqui importa lembrar que a Minerália já tem contrato de exploração assinado com a DGEG/Estado e não apenas um contrato de prospeção.
Face a estes últimos acontecimentos, há perguntas que se impõem:
Quem autorizou a entrada da máquina? Quem abriu os caminhos e com autorização de quem? Quem forneceu água? De quem é o terreno onde estão a efetuar os furos? É público? De quem? É privado? De quem?
O povo da Borralha vai acordar já, ou só depois de terem uma cratera aberta com mais de 200 metros de profundidade no local onde a máquina se encontra?
Não se deixem adocicar pela oferta do senhor dos croissants!
Não se deixem embalar pelas doces mentiras que vos contaram, porque pagarão cara a dura realidade!
Deixe um comentário