OS BOMBEIROS DE SALTO, MONTALEGRE, E AS ACTIVIDADES DE PROSPEÇÃO GEOLÓGICA PARA MINERAÇÃO NUMA REGIÃO PATRIMÓNIO AGRÍCOLA MUNDIAL
Na foto podemos ver o estaleiro onde uma empresa privada de mineração (Minerália, segundo consta) se encontra a providenciar a realização de furos de prospeção geológica (aldeia de Caniçó, Salto, Montalegre).
O objectivo é usufruir das concessões dadas pelo governo Português, o que implica rebentar com montes e vales da região, de modo a viabilizar a actividade mineira na margem de umas das barragens mais importantes do Norte de Portugal, região Património Mundial e a pouca distância da Zona Termal e Balnear do Gerês..logo ali abaixo (cerca de 20km).
No estaleiro vemos uma viatura pertencente aos bombeiros da freguesia de Salto, ou seja, recursos com financiamento de contribuintes portugueses presentes numa obra de uma empresa privada. Não se percebe porque é que nesta obra estão a ser utilizados recursos dos bombeiros de Salto há tanto tempo. Não poderiam os operadores da obra solicitar o serviço de empresas privadas?
O movimento de vai e vém de viaturas dos bombeiros é relevante, ocorre há, pelo menos, 6 dias, havendo ocasiões em que é intenso, como testemunharam populares no dia de hoje (27-06).
Um dos recursos de que este tipo de operações necessita, é muita muita água, entre outros, para arrefecer e lubrificar a broca de perfuração. Sem água, não se pode fazer o trabalho.
Predominantemente, a missão dos bombeiros é prestar serviços de socorro às populações, resolver situações de emergência previstas na regulamentação, auxiliar a comunidade em situação de necesidade, etc, como predominantemente regula a lei.
Acham que confere uma boa imagem ao Corpo dos Bombeiros de Salto estar presente numa obra de uma empresa privada cujo objectivo é rebentar, para mineração, o ventre da terra que acolhe estes soldados da paz?
Acham que isso faz parte da sua missão principal? Porque o estarão a fazer?
Publicado na página facebook Couto Dornelas diz não às minas!
Deixe um comentário