Gaza – a raíz da vioência é a opressão
Desde o ataque liderado pelo Hamas a 7 de Outubro, as forças israelitas têm estado a atingir o enclave sitiado de Gaza, casa de 2.3 milhões de pessoas que não têm lugar algum para onde fugir. Os bombardeamentos aéreos já mataram centenas, destruíram bairros inteiros e deslocaram mais de 260.000 pessoas.
Para muitos, este é o segundo ou terceiro deslocamento, visto que a maioria dos residentes de Gaza são refugiados cujas famílias foram forçadas a abandonar as suas casas durante o Nakba, a catástrofe de 1948, e foram impedidas de voltar por Israel. Concentrados em campos de refugiados, os Palestinianos em Gaza têm sido confinados por políticas Israelitas de encarceramento militar durante muitas décadas e um brutal cerco aéreo, terrestre e marinho imposto desde 2007.
Este cerco está agora completo, à medida que Israel anunciou um “bloqueio total”, cortando a água, comida, combustível e eletricidade – tornando impossível providenciar serviços básicos de sobrevivência e disrompendo acesso a necessidades básicas humanas. A única fronteira de Gaza com o Egipto, o único ponto de entrada não controlado por Israel, foi atacada em bombardeamentos aéreos Israelitas.
Um segundo Nakba pode estar a começar nos próximos dias. Israel prometeu “uma vingança poderosa” pelo ataque do Hamas que matou 1.200 Israelitas e anunciou a sua intenção de esmagar Gaza, esfomear e matar “animais humanos” com o apoio do Ocidente. A perda de vidas Israelitas é terrível e os civis não devem ser agredidos, mas o ataque de 7 de Outubro tem de ser visto em contexto.
Os Palestinianos têm sido alvejados diáriamente e sujeitados a um regime de violência estrutural por muitas décadas. Condenações da violência Palestiniana deveriam começar e terminar com a demanda do fim do cerco a Gaza, fim da ocupação e o desmantelamento do colonialismo Israelita. Como um povo que sofre a opressão e ocupação por décadas, a Palestina merece a solidariedade e apoio internacionais.
Doações
- Palestinian Red Crescent
- Medical Aid for Palestinians (MAP)
- Save the Children Gaza
- Al Mezan Center for Human Rights
- Adalah Legal Center for Minority Rights
- Addameer
Outras formas de Apoiar
1 – Protesta: sai às ruas em solidariedade com a Palestina e exige justiça, esponsabilidade e proteção dos civis
2 – Escreve e exige ação: Israel deve ser sancionado e deve prestar contas pelos seus crimes
3 – Boicota, desinveste e sanciona o regime Israelita de colonialismo, apartheid e ocupação
4 – Organiza, encontra-te com amigos, colegas e vizinhas e organiza eventos para chamar à atenção para o problema em espaços públicos, escolas e universidades
Outros recursos
Recursos para organizadores e quem quiser aprender mais sobre a Palestina
- Decolonize Palestine
- Visualizing Palestine
- Grassroots Al-Quds
- Reel Palestine
- Films by Palestinian Women
- Activestills
“A causa Palestina não é uma causa apenas para os Palestinianos, mas uma causa para todes revolucionáries, onde quer que estejam, é uma causa pelas massas oprimidas e exploradas na nossa era”
– Ghassan Kanafani
Fonte: https://palestinesupportdonate.carrd.co/
Pintura de Raed Qatanani
https://www.instagram.com/raedqatanani/
Deixe um comentário