Estamos a viver uma época com o maior fluxo de informação de todos os tempo, mas infelizmente nem tudo o que circula é verídico e fundamento em acontecimentos reais.
A proliferação de Fake News em especial na Internet normalmente tem dois objetivos:
. Criar conteúdo com impacto para aumentar o número de seguidores, no fundo conteúdo de entretenimento;
. Ou para tentar lavar a imagem de algo, criando conteúdo tanto positivo, a eu favor, ou conteúdo depreciativo em relação ao seu opositor.
Já não é novidade nenhuma que em momentos de guerra são vários os conteúdo criados com intuito de manipular a opinião pública mas a forma como esses conteúdos no mínimo duvidosos integram o discurso das elites dominantes começa a tornar-se realmente preocupante.
Mas como perceber se é Fake News?
Fica aqui um óptimo vídeo da BBC Monotoring que te pode ajudar
No início do conflito Israel Hamas muito se falou da decapitação de 40 bebés pelo Hamas, chegando inclusive o Presidente dos Estado Unidos da América afirmar que tinha visto imagens da situação com repercussão nos principais canais do media convencionai, algo que já foi refutado, seja por falta de registos, vídeo ou fotográficos do sucedido, seja matematicamente, já que a comunidade onde o presumível ataque ocorreu regista uma média de 20 nascimento por ano ou mesmo através de declarações do governo Israelita não confirmando o sucedido.
Quem nós conhece sabe que gostamos de promover o espírito crítico de cada um pelo que compilamos abaixo vários exemplo de Fake News, bem como sítios e pessoas que podes consultar para melhor filtrares a informação.
Queremos deixar claro que não queremos tomar partido de nenhum dos lados dos conflitos que vamos referir, já que infelizmente o recurso a desinformação é praticada por todos, apenas queremos que questiones o que por ai circula, que fundamentes as tuas opiniões , que procures a informação o mais próxima possível da fonte e que os media de informação alternativos são nesta altura a forma mais isenta já que não são regidos por linhas editoriais rígidas e por interesses economicistas.
. Casos de Fake News
Imagens de ataque com Fósforo na Palestina afinal foi no Curdistão
Um jornalista turco tuitou erroneamente a foto de um menino curdo ferido em um suposto ataque turco com fósforo em 2019, alegando que os ferimentos foram infligidos por Israel a uma criança palestina. O tweet foi excluído quando os fatos vieram à tona.
- O caso dos bebés decapitados
Ontem, o gabinete do primeiro-ministro israelita afirmou ter confirmado que o Hamas cortou as cabeças das crianças. Mas hoje as autoridades israelitas dizem que NÃO PODEM confirmar informações sobre crianças decapitadas. De agora em diante, preciso ter mais cuidado com as palavras e peço desculpas”, escreveu ela.
Sidner também esclareceu que sua equipe de filmagem foi enganada.
I’m getting a lot of question about the reports of “Hamas beheaded babies” that were published after the media tour in the village. During the tour we didn’t see any evidence of this, and the army spokesperson or commanders also didn’t mention any such incidents.
https://twitter.com/OrenZiv_/status/1712038436910055925/photo/1
https://t.me/Slavyangrad/68091
- Mulher gravida morta e dissecada por elementos do Hamas
Uma mulher grávida no sul de Israel foi encontrada por terroristas do Hamas, eles dissecaram o corpo dela. A sua barriga foi aberto e retiraram o feto ainda com o cordão umbilical e deixaram o recém nascido morrer lentamente fora da barriga da mãe. Isto é o que os selvagens desumanos do Hamas fazem às pessoas.
Na verdade, este é um relato do massacre do povo palestiniano em Sabra e Shatila por Israel em 1982.
Não há provas de que o Hamas tenha feito o mesmo a uma mulher israelita.
https://x.com/shiftyeyedraven/status/1711828882523906519?s=46
https://www.arabnews.com/node/2162166/amp
- Vídeo de funcionamento da Iron Bean Israelita afinal é de um jogo de vídeo
Este vídeo, visto 2,3 milhões de vezes, não mostra o sistema de defesa aérea Iron Beam de Israel. É do videojogo Arma 3.
E a publicação é de uma conta falsa do Mossad no Twitter Blue.
https://twitter.com/Shayan86/status/1713719504776147364/photo/2
- Raide o Exercito Israelita a Sinagoga Israelita
O vídeo mostra a polícia israelense em confronto com judeus ultra ortodoxos que tentam quebrar as regras de bloqueio da Covid em 2021.
https://twitter.com/Shayan86/status/1714111974848569416/photo/1
- Imagem de elementos do exército Israelita com bandeira Nazi
Uma imagem adulterada, publicada por uma conta pró-Kremlin, afirma falsamente mostrar soldados das FDI segurando uma bandeira nazista.
https://twitter.com/Shayan86/status/1714076178980475122/photo/1
- Demolição de uma torre habitacional em Gaza afinal foi em Maio de 2021
Este vídeo de um bloco de torres em Gaza sendo atingido por um míssil é de maio de 2021, não de hoje. Foi capturado ao vivo durante uma transmissão da BBC em árabe na época.
- Israel alega que imagem de bebé queimado é um boneco
Criança de 4 anos morta em Gaza: o governo de Israel afirma falsamente que o vídeo mostra uma boneca, não uma criança
Ataques do Hamas, Israel bombardeia Gaza e surge desinformação online
Desinformação nos Media: “Alegações horríveis e não verificadas sobre o conflito espalharam-se como fogo nos meios de comunicação social e nas redes sociais, alimentando rapidamente as tensões e a violência.”. O falso caso das crianças decapitadas é abordado aqui.
https://theintercept.com/2023/10/13/deconstructed-israel-palestine-misinformation
Redes Sociais Bloqueiam Jornais como a Mondoweiss, um jornal Israel-Palestino.
https://theintercept.com/2023/10/11/tiktok-instagram-israel-palestine/
https://nitter.cz/Mondoweiss/status/1711706749294526682#m
Os media tradicionais seguem difundindo preconceitos racistas para fingir que há um consenso internacional de apoio a Israel.
https://www.democracynow.org/2023/10/13/noura_erakat_palestine_gaza_israel
– Fontes de Fact Checks
https://voxukraine.org/en/category/voxukraine-informs
Journalist at BBC Verify | disinformation, conspiracy theories, verification, AI, open source investigations, extremism | shayan.sardarizadeh@bbc.co.uk
Assistant Editor at BBC Verify and
@BBCMonitoring
covering disinformation, verification and misleading media narratives. olga.robinson@bbc.co.uk
Esta informação foi recolhida em apenas algumas horas e muito mais há pela rede e com esta pequena lista já sabes onde começar o teu próprio fact check.
Deixa nos comentários outras fontes que aches interessante.
Deixe um comentário