No apelo da internet que circulou a convidar ciclistas e outros a juntarem-se a uma Massa Crítica em defesa da Ciclovia da Avenida de Berna podia-se ler:
A remoção da ciclovia da Avenida de Berna está iminente! Na semana passada a CML divulgou o seu plano para “anular a ciclovia unidirecional no lado norte da Avenida, em toda a sua extensão, e também no lado sul, entre o Largo Azeredo Perdigão e a Avenida da República”. Segundo o comunicado, a obra terá início na segunda quinzena de Outubro.
Mais uma vez a CML caminha em contramão do que é necessário fazer para combater as alterações climáticas e pela saúde e qualidade de vida de todos os que diariamente habitam a Cidade. E informa a população das suas intenções à queima-roupa, evitando ouvir as pessoas ou, sequer, dar-lhes tempo de reagir – como aconteceu com a desastrosa inversão de sentidos na Av da Liberdade.
https://www.facebook.com/events/2434753026695510/
Cerca de uma centena de ciclistas marcaram presença para mostrar ao Presidente da CML, Carlos Moedas, que a decisão de suprir a ciclovia na Avenida de Berna, mesmo que temporariamente vai contra as mais recentes correntes de mobilidade urbana.
Dessa manifestação resultaram alguns vídeos que partilhamos abaixo.
” Não podemos deixar que tirem esta ciclovia à cidade de Lisboa, se queremos uma cidade mais sustentável, mais segura e mais saudável, onde cada vez mais pessoas escolham a bicicleta como meio de transporte!”
A semelhança do que aconteceu no passado em relação a Ciclovia da Avenida Almirante Reis os Lisboetas saíram as ruas para mostrar que estão contra a medida da CML em retirar a ciclovia da Avenida de Berna para a colocação de um parque de estacionamento para 70 carros alegando falta de segurança para a circulação de bicicletas.
Mais uma vez a opinião pública exige a CML uma política mais virada para as pessoas e responsável a nível ambiental, promovendo a utilização da bicicleta e exigindo melhores e mais ciclovias e não menos como tem sido a política, pelo menos tentada, pelo executivo liderado por Carlos Moedas.
Numa altura em que são cada vez mais os exemplos de cidades no mundo a optar por retirar carros dos seus centros e devolver a cidade as pessoas Lisboa continua presa a políticas retrogradas.
Junta nos comentários galerias de fotos e vídeos deste protesto.
Pela soberania da Informação
Deixe um comentário