ZAD La Cremzad em nascimento em França.
É cada vez mais evidente a existência de uma nova ZAD no horizonte das lutas ambientais em França, a CREMZAD que surge em resposta a construção de uma nova autoestrada em Saix, no sul de França.
Um dos pontos apontados por quem esta contra o projecto é o facto de que a A69 será uma das mais caras de França e que a sua construção provocara a construção de várias rotundas na estrada nacional alternativa, o que vai aumentar o tempo de viagem para quem não tem capacidade para pagar o preço da autoestrada.
Do lado científico surgem estudos subscritos por mais de 2000 investigadores que alegam que o fluxo de carros esperado não justifica a construção de 38km de auto estrada paralela a Estrada Nacional já existente, já que vai provocar o abate de centenas de árvores, a destruição do habitat de 163 espécies animais protegidas e contra o objectivo de descarbonização do país.
Em questão estão também os 343 hectares de terra utilizadas neste momento para agricultura que vão ser destruídos para a construção de todas as infraestruturas relacionadas com esta obra.
Já é pratica corrente os franceses recorrerem a técnica das ZAD para defenderem certas zonas que consideram fundamentais para a preservar a bio diversidade da região e no passado dia 21 de Outubro cerca de 10.000 pessoas juntaram-se no terreno privado de um dos agricultores que vai ser expropriado para uma marcha que culminou com uma acção de desobediência civil contra a fábrica de cimento que alimenta a obra, seguida do início da construção de uma ZAD nos terrenos da obra.
Na manhã do dia 22 seis veículos blindados e cerca de 1.200 policiais foram mobilizados para dispersar os manifestantes, com recurso a gás lacrimogéneo, que provocou pequenos incêndios, negligenciando a presença de crianças e idosos entre os que tentavam para o despejo.
No sábado, a polícia disse que cerca de 9 mil manifestantes estavam no local, dois policiais e dois manifestantes ficaram feridos durante a expulsão da ZAD.
Este é apenas mais um sinal de repressão realizada pelo governo de Makron nos últimos anos, mas acreditamos que esta luta não vai ficar por aqui.
Caso tenhas interesse, hoje as 19h00 horas de Portugal podes acompanhar uma conversa sobre a temática aqui:
Para saberes mais sobre esta luta aqui ficam alguns documentários:
Ficam também algumas playlists de outras pessoas no terreno no momento da evacuação da ZAD:
Pela soberania da informação.
Deixe um comentário