Como já está circular muita informação sobre o que se passou hoje na Reitoria da Universidade de Lisboa vamos tentar dar-te uma forma diferente de ver a que aconteceu.
Eu vou, o Ninja que esteve lá a filmar mais de 3 horas, tentar criar um pequeno roteiro para tentares ver os pontos altos do sucedido no directo que fizemos ontem a tarde, na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Por algum motivo, que desconhecemos, o nosso directo tanto no FB como o YT só registou 1 hora, mas já carregamos um vídeo com as 3h30 de tudo o que se passou, recomenda-mos que uses esse vídeo para acompanhares este roteiro. Podes encontrar o vídeo AQUI ou no fim desta publicação.
- Antes de tudo queremos demonstrar a nossa total solidariedade com este movimento estudantil, só a repressão que vem acontecendo durante esta semana em várias Faculdades é motivo de luta, ainda mais perante estudantes pacíficas que o que querem é promover palestras, conversas e colocar o tema das alterações climáticas em discussão, já que os estudos científicos e opinião de investigadores e cientistas não são suficientes para tornar este o tema mais importante. – Opinião pessoal do Nuno.
O Roteiro
15h30 – A Praça a Frente da Reitoria esta vazia, apenas dois polícias lá estavam que depois misteriosamente desapareceram.
15h40 – Começam a a chegar os primeiros Estudantes com algum material, faixas megafones e outros.
15h50 00:00- Início do nosso directo, a partir daqui os horários deste Roteiro é referente ao vídeo.
Ambiente calmo e tranquilo com cânticos e palavras de ordem.
0:49 » 0:57 – O Vice-Reitor decide vir falar com os estudantes e durante alguns minutos a conversa entre o reitor e uma estudante é bastante interessante, , com uma pequena interrupção pelo meio.
0:57 – O Vice-Reitor decide que a conversa terminou e quando se começa a dirigir para entrar no edifício da Reitoria 2 estudantes, conseguem colocar-se na porta com o intuito de ocupar o espaço, acabando por ficar entaladas, pela acção dos seguranças, ficando o Reitor e 1 segurança do lado de fora.
0:60 – Apos alguns ânimos exaltados as estudantes são puxadas para dentro e o Vice-Reitor e um Segurança ficam do lado de fora, não se registando qualquer agressão ou provocação, acabando ambos por sair pelo seu próprio pé.
0:63 – Perante o desperecimento das colegas dentro do edifício da Reitoria os estudantes pintam palavras de ordem com spray nas paredes e janelas da Reitoria.
1:33 – Sem notícia das colegas os ânimos acabam por se exaltar e apos algumas chapadas nas portas as portas abrem e algumas estudantes entram e sentam-se imediatamente no chão a exigir saber das colegas alegando que não saem sem elas.
Se ainda estas a ler isto obrigado pela paciência.
2:04 – A policia chega e expulsa todos os que estão do hall, menos as estudante sentadas, 7 no total e bloqueiam a porta para ninguém entrar nem sair.
2:41 – Polícia começa a levar as estudantes depois de docentes tentarem que o desfecho fosse outro com a direcção
3:21 – 30 minutos apos as estudantes estarem detidas algures dentro da reitoria a fazer não se sabe o que são colocadas em carrinhas para serem levadas para a Esquadra dos Olivais.
20h18 – Um vigília é convocada para a Esquadra dos Olivais.
23h00 –
“🎉Já saíram da esquadra.
Cerca de 20 estudantes e professores apareceram na vigília de solidariedade.
Esta foi a primeira semana da onda de ações pelo fim ao fóssil, onde nos comprometemos a criar disrupção nas escolas e instituições para garantir que temos um futuro.
Vamos agora preparar-nos para as ações nas instituições que estão a empurrar-nos para o colapso e, na sexta feira dia 24, ocupar o Ministério do Ambiente e da (in)ação climática. Ponto de encontro: às 11h no Largo Camões
Vemo-nos lá 🔥”
Pela soberania da informação.
Deixe um comentário