No passado dia 9 de Dezembro saímos a rua para acompanhar a Manifestação Resistência Climática convocada pelo Climáximo e apoiada por outras 12 organizações convocada para às 14h00 na Praça Duque de Saldanha em Lisboa.
Fica abaixo os links dos diretos que realizamos bem como a foto reportagem realizada pela equipa da PTrevolutionTV.
Live Longo do Ninja 2
Como habitual a nossa equipa chegou um pouco mais cedo e encontrou uma Praça relativamente calma que rapidamente foi inundada por um grande aparato policial. Numa contagem rápida eram mais de 70 agentes e 10 carrinhas para além de vários carros e motas, bem como a presença de um drone que nos acompanhou durante todo o percurso.
Pouco depois das 14h30 a manifestação iniciou a sua marcha em direção a Praça do Marquês do Pombal onde se iria realizar uma Assembleia Popular para decidir estratégias para o ano de 2024 no combate as alterações climática.
Durante todo o percurso os manifestantes foram rodeados por elementos da polícia altamente equipados, com coletes a prova de bala, capacete, caçadeira e metralhadoras para além da presença constante do drone por cima das nossas cabeças.
Ao chegar ao Marques do Pombal o grupo ocupou um dos acessos do Marques do Pombal para realizar a Assembleia Popular, com o cuidado de ocupar o troço que menos atrapalhava a circulação automóvel, já que era possível circular pela via exterior da praça, causando obviamente alguns constrangimentos mas não o bloqueio total da Praça.
Depois de o grupo se sentar os promotores lançaram o desafio de o grupo se dividir em grupos de afinidade bem como a definição de um delegado em cada grupo e assim dar início a assembleia popular.
Após a divisão e explicação do funcionamento da Assembleia, o Climáximo apresentou o “Plano de desarmamento e o plano de paz que permite travar a crise climática e construir uma sociedade com a vida no centro” como ponto de partida para a definição de uma estratégia conjunta para o ano que se avizinha na luta contra as alterações climáticas.
Todo este processo demorou pouco mais de uma hora, sempre rodeados por um grande aparato policial e com o desfile ocasional de alguns elementos do CORPO DE INTERVENÇÃO (CI) bem como do GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (GOE), nesta que foi a maior mobilização policial que alguma vez presenciamos em quase 11 anos ao teu lado nas ruas.
Após a Assembleia Popular os participantes continuaram pela Avenida da Liberdade a um ritmo calmo até ao local de final, a Praça dos Restauradores onde seriam divulgados o resultado da Assembleia Popular.
Chegados a Praça dos Restauradores foram realizadas algumas declarações enquanto se apurou o resultado da Assembleia Popular, que deixamos abaixo.
“🌱Hoje, dezenas de pessoas de múltiplos grupos da sociedade civil reuniram-se em assembleia aberta para discutir as prioridades do movimento pela Justiça Climática em 2024!
🔥 No post podes encontrar os principais resultados, que estarão no centro da estratégia da resistência climática.
Esta COP é presidida por um executivo de uma petrolífera, a próxima será também num petro-estado. Sempre soubemos isto. Sabendo tu o que sabes, o que vais fazer?”
Durante o tempo de espera foi feito um apelo para que no final todos se dirigissem para a Festa de 5º Aniversário da Sirigaita, um dos vários espaços culturais que está em risco de fechar devido a pressão imobiliária, que acabou com a pintura de uma passadeira mesmo em frente a porta deste espaço.
A PTrevolutionTV é um projeto auto financiado, se puderes ajudar com os custos do nosso trabalho entra em contacto connosco via mensagem.
Pela soberania da informação
Deixe um comentário