PTrevolutionTV: “Estamos na igreja dos Anjos a acompanhar o despejo de pessoas que aqui vivem na rua, suas tendas, seus pertences, sua dignidade vão ser despejados as 19.00 segundo indicação da PSP. Fica atento as nossas redes.”
Ontem pelas 18 horas nos Anjos onde pernoitam e vivem dezenas de pessoas em situação de sem abrigo, foi feita a denúncia que as forças de intervenção da PSP iriam desalojar essas pessoas. Estivemos lá durante a tarde, mas o despejo não aconteceu.
Neste momento estamos na expectativa que brevemente poderá haver esse conflito entre PSP e os habitantes acampados na praça, dos quais maior parte até trabalham, mas não têm como pagar uma casa
STOP Despejos:
“A polícia está a preparar a colocação de grades à volta da Igreja dos Anjos para expulsar pessoas sem abrigo (cerca de 40 tendas). Temos informação que as pessoas foram avisadas para sair até às 18h. Vamos precisar de apoio lá durante a tarde, não podemos permitir isto!”Ontem fomos apoiar as pessoas sem abrigo que tinham recebido -mais uma vez- o aviso de deixar o jardim da Igreja dos Anjos onde estão cerca de 40 tendas. Falamos varias vezes com o padre da Igreja, tambem responsável desta situação e tambem com varias associações que ajudaram a fazer pressão e barulho nas redes.
Finalmente trabalhadores da CML levaram as grades e disseram que a acção de “limpeza” agendada para hoje tinha sido “cancelada” porque realmente não havia plano nenhum de realojamento. Ficamos atentxs, não vamos permitir esta injustiça. Tambem grande trabalho do pessoal da @lisboainvisivel e @setentaequatro.pt
Atualização sobre a limpeza na igreja dos anjos…
https://www.instagram.com/p/C3lTzIlMJnh/
Surpreendentemente as 19 horas a PSP veio retirar as grades deixadas ontem junto com o “aviso” de retirada das tendas.
Motivo alegado pelos polícias: a senhora vereadora suspendeu a ordem por hora, porque “afinal” as pessoas ali não teriam elxs todxs alternativas habitacionais.
O dia de hoje nos ensina como não podemos dormir com tranquilidade diante da crise habitacional instalada, como todxs podemos estar sujeitos num contexto de vulnerabilidade habitacional do dia para o outro, mas, principalmente, como o poder do colectivo ainda é a nossa principal força.
Agradecemos aos coletivos e demais simpatizantes @habita.colectivo @stopdespejos @portaaportadh @setentaequatro.pt @hedflow que em solidariedade se juntaram nesta luta ao longo da tarde.
Avante! Vencemos a batalha, mas sabemos que não a guerra.
“Ontem a PSP falou para quem quisesse ouvir. Avisaram para sairmos do dia para o outro. Saiam da rua para outra rua. É assim é que é. Esquecem do mais importante. Vamos continuar na rua, porque não tem alternativa”
Alô alô maltinha! Urgente! Precisamos de esforços!
A polícia está a preparar a expulsão das pessoas em situação de sem-abrigo que estão a pernoitar nas 40 tendas a volta da igreja dos anjos, quando a maioria não tem solução habitacional.
Ontem deram-lhe um aviso de 24 horas para retirarem-se até às 19 horas de hoje.
Mais um ato de higienização!
É arbitrário e desumano.
Convocamos média, jornalistas, coletivos para nos ajudar nesta luta!
Não vamos assistir caladxs!
Junta-te!
@habita.colectivo
@stopdespejos
https://www.instagram.com/p/C3kw7mOMgso/