[em atualização permanente pelo coletivo do Centro de Média Independente]
Odair era uma pessoa querida por todas as pessoas.
Odair Moniz foi assassinado pela Polícia na madrugada de Segunda Feira.
Violência policial
A narrativa oficial dizia ontem que o carro em que Odair estava era roubado, no entanto, o carro era do próprio.
A polícia invadiu na tarde desta segunda feira a casa de Odair Moniz atacando violentamente pessoas no caminho.
Logo a seguir o bairro ergueu barricadas em auto-defesa do bairro!
“Zonas sensíveis” sob lei marcial?
«Durante a tarde de terça-feira, dezenas de moradores do Bairro do Zambujal, na Amadora, juntaram-se na rua das Galegas para pedir “justiça” pela morte de Odair Moniz, baleado por um agente da PSP. Depois de uma tarde tensa, mas sem problemas, em que os moradores se manifestaram pacificamente, a noite começou com um autocarro a ser incendiado e a polícia a impedir a entrada de moradores para o bairro.
A morte do acarinhado membro da comunidade, querido por membros de diferentes etnias, abalou o bairro. Muitos duvidam que Odair alguma vez empunhasse uma arma branca contra a polícia e questionam a ação das autoridades: Até um grupo de crianças fez questão de argumentar aos repórteres que o facto de o agente ter disparado contra um alegado “suspeito” no peito, e não nas pernas, é, para elas, questionável. A plataforma SOS Racismo fala em mais um incidente de violência policial pela PSP.» [Expresso]
O Bairro do Zambujal foi cercado pela Polícia na noite de segunda feira.
nem mais um assassinato racista!
nem mais um dia de genocídio!
da palestina a portugal
de beirute ao zambujal
globalizar a intifada!
Está quarta-feira, no intendente, temos mais uma vigília pela libertação! Esta é uma vigília, de luto e luta, em solidariedade com todos os povos violentados pelas forças sionistas, colonialistas, racistas e genocidas que exercem violência perante as populações da Palestina, do Líbano, da Síria, do Iémen, do Iraque, do Congo, do Sudão e do Sahara Ocidental. Esta é também uma vigília em solidariedade com todos as pessoas, famílias e comunidades vítimas da violência racista exercida pelo Estado português. Odair Shaheed, presente!
Da Palestina a Portugal, abaixo todos os regimes e governos colonialistas racistas e assassinos!
De Gaza à Cova da Moura —Globalizar a Intifada!
Deixe um comentário