https://www.instagram.com/fad.algarve/
“O grupo racista 1143 convocou para as 18h do dia 8 de fevereiro uma manifestação, sob o falso pretexto de haver uma relação entre o aumento da criminalidade em Albufeira e a imigração. Não existem quaisquer provas ou indícios que suportem essa afirmação em Albufeira ou em qualquer outra zona do país.
Pelo contrário, historicamente, o Algarve sempre foi uma região de diversidade cultural quer a nível de turismo quer de trabalhadores. O que tem aumentado nos últimos anos, tem sido sim a desigualdade, afectando população de todas as proveniências. É esse o motivo que obriga a viver situações insustentáveis e à sujeição a condições indignas de trabalho e de habitação. Este não é um problema exclusivo da população migrante.
O Algarve é a região com maior desigualdade em Portugal continental.
O verdadeiro problema, que não é de agora e continua sem ser discutido é a falta de serviços públicos essenciais, como saúde e educação, e a completa ausência do direito à habitação. Este é um problema estrutural sem qualquer relação com as comunidades de trabalhadores migrantes ( quem mais contribui para a Segurança Social). É causada por décadas de políticas de desinvestimento nesses sectores em prol do investimento num turismo insustentável, que gera maior precariedade e agrava as desigualdades.
Queremos por isso celebrar a diferença e todas as aprendizagens que fazemos com esta. Apelar à união para resolver as verdadeiras questões do Algarve e não à segregação ou à discriminação.
Dia 8 de fevereiro, vamos para a rua mostrar que o Algarve não discrimina, para celebrar a diversidade e para lutar por direitos equitativos para todos.
Às 15h na Praça dos Pescadores.”


Deixe um comentário