COMUNICADO DE IMPRENSA
Naquilo que é a sua sexta ação de protesto em 8 dias, ativistas do grupo Climáximo bloquearam esta tarde o trânsito na Praça José Fontana, pelas cinco, para “quebrar a falsa sensação de paz social”. 3 ativistas foram detidas.
Estudantes e trabalhadores bloquearam o trânsito em Lisboa durante 45 minutos. Três estavam sentadas na estrada e envergavam uma faixa onde se lia “a crise climática é genocídio”. Foram, também, distribuídos panfletos com o texto “Olá, precisamos de falar, agora”. Segundo o porta-voz do grupo “é necessário acordar todas as pessoas, é necessário quebrar a falsa sensação de paz e enfrentar a realidade. Não podemos continuar a ignorar as mortes, despejos e destruição causados pela crise climática. Isto é sobre ti.”
Para os ativistas, os governos e as empresas são os culpados da crise atual, sendo culpados por condenar à morte milhares de pessoas devido aos seus planos de expansão da aviação, de criação de novos gasodutos e de continuação de utilização do gás fóssil para produção de eletricidade. “Nenhuma de nós escolheu isto. Contudo, neste momento, escolhemos como queremos agir. É nossa responsabilidade sermos honestas connosco próprias e pará-los”.
O grupo apela à sociedade que pare a normalidade das formas que lhe são possíveis – na rua, no seu trabalho,… – e que tomemos juntos a responsabilidade de parar esta guerra.
Mais informação:
Assessoria de imprensa: Mariana Rodrigues +351 926814347
Porta-voz no local: Matias Souza +351 91328908
Deixe um comentário