Ontem estivemos onde gostamos de estar, nas ruas ao teu lado.
Antes de tudo queremos agradecer a quem nós pagou ontem o almoço, o nosso muito sentido obrigado e também pelos comentários que finalmente começam a surgir durante os nossos live streams que acabam por tornar o nosso trabalho bem mais interessante.
Ontem acompanhamos a Visita de Estudo ao Ministério do Ambiente promovido pela Greve Climática Estudantil naquele que foi o grande ato de desobediência civil no culminar de 2 semanas de Ações Disruptivas – O último inverno do Gás.
A primeira semana ficou marcada com a disrupção nos estabelecimentos de ensino, com bloqueios, concertos, palestras e repressão policial estudantil como há muito não se via em Portugal.
Para a segunda semana estava guardada a disrupção das entidades que nos estão a falhar na luta contra as alterações climáticas, primeiro com uma ação de bloqueio das portas, com estudantes colados, de todos os partidos com assento parlamentar, a exceção do Chega onde deixaram alguns brinquedos para cão, a simbolizar a lealdade do mesmo a industria fóssil e ontem com uma grande ação de desobediência civil anunciada há várias semanas.
Mais uma vez ficou evidente que a repressão policial é cada vez mais uma técnica utilizada pelo poderes instalados contra tudo o que vai contra esses poderes, mesmo em situações como a da crise climática que é referente a todos nós.
Resultado da Visita de Estudo:
“Hoje, 24 das nossas camaradas foram detidas!
11 delas vão ser obrigadas a passar a noite nos “calabouços”.
Amanhã, vão ser presentes a um juiz às 10h no Campus de Justiça.
Vamos estar lá para as apoiar!
Convocamos todas as pessoas para uma vigília e pequeno almoço solidário.
Vamos mostrar que não estão sozinhas!!✊❤️”
Ontem saímos com uma equipa de 3 Ninjas o que nos permitiu para além de fazer o nosso habitual live stream também fazer alguns vídeos e fotos que queremos partilhar convosco.
Infelizmente por motivos de serviço de internet o nosso direto foi caindo e recomeçando o que levou a que em vez de um longo stream termos 7 vídeos que deixamos listados abaixo intercalados com as fotos e vídeos que fomos fazendo ao longo da manhã.
- No Largo Camões, antes do início da Marcha
- início da Marcha
- Momento de Revistas aleatórias durante a Marcha
- Chegada a Rua do Século e passagem do 1º bloqueio policial.
- Em frente ao Ministério antes da Carga Policia
- A carga policial que resultou num aluno com a cabeça aberta pela bastonada de um agente de autoridade. A ambulância demorou 40 minutos a chegar para assistir o aluno.
- Caminho para a Vigília em frente a Esquadra do Bairro Alto que acabou com uma detenção.
- Vigília na Esquadra do Bairro Alto
A partir daqui tudo o que vamos partilhar não é nosso e foi publicado no canal de comunicação da Greve Climática Estudantil no Telegram https://t.me/fimaofossil
Enquanto decorria a marcha e a vígilia outros grupo de estudantes arranjou forma de entrar no Ministério das Infra Estruturas e sentaram-se com os braços presos dentro de tubos.
Depois da polícia acabar com a ocupação do Ministério das Infra Estruturas foi convocada nova vígilia para a Esquadra da Penha de França que durou várias horas sempre com boa disposição.
Declaração final depois da vigília.
Para as conclusões desta visita de estudo deixamos o comunicado feito pela Greve Climática Estudantil.
COMUNICADO: 11 ESTUDANTES AINDA DETIDAS POR PROTESTO PELO FIM AOS FÓSSEIS SÃO HOJE LEVADAS A TRIBUNAL
11 estudantes que ontem se manifestaram pelo fim ao fóssil foram obrigados a pernoitar na esquadra e hoje vão ser levados a tribunal no Campus de justiça
Esta manhã, às 10h, vão ser presentes no Campus da Justiça a um juiz 11 das 24 estudantes detidas ontem em manifestações pelo fim aos combustíveis fósseis. Estas 11 não foram libertas ontem, e a Greve Climática Estudantil de Lisboa foi informada pela polícia de que as estudantes não o seriam até serem presentes a tribunal.
10 destas estudantes foram constituídas arguidas por desobediência, após fazerem um sit-in no ministério das infraestruturas. A outra foi constituída por resistência ou coação à polícia. As estudantes reivindicavam o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025. “O governo prefere continuar a enviar polícia para reprimir e agora agredir estudantes do que se comprometer a um plano compatível com a ciência para assegurar o nosso futuro”, diz Beatriz Xavier, porta-voz da onda de ações pelo fim aos combustíveis fósseis.
“Não percebemos qual é a justificação para as manterem na esquadra durante a noite”, continua Beatriz, “normalmente este procedimento apenas se verifica para crimes bem mais graves do que aqueles de que as nossas colegas estão a ser acusadas. Esta parece ser apenas mais uma forma de o sistema nos tentar intimidar. Mas não vão ser bem sucedidos, porque sabemos que estamos a lutar pelas nossas vidas. Estamos do lado certo da história, não podemos parar.”
Foi convocada uma vigília para o Campus da Justiça às 10h, em apoio às estudantes que serão provavelmente finalmente libertas após serem presentes a um juiz. “
Quanto a nós hoje vamos acompanhar a Greve Feminista a partir das 15h00 no Largo do Intendente, se não puderes vir já sabes que podes acompanhar tudo na nossa página de FB ou YT.
A PTrevolutionTV é um projecto auto financiado, se puderes ajudar a cobrir as despesas associadas ao nosso trabalho entra em contacto connosco.
Pela soberania da informação
Deixe um comentário