Imagens de um Despejo hoje e entrevista com moradora
Despejos no Bairro da Jamaica. Entrevista com Elsa Cílio.
Somos os únicos que estamos com a família e que não fomos expulsos pela polícia por estarmos em casa da Elsa desde as 7h30 até agora. Todo o grupo que veio prestar apoio foi expulso, também a comunicação social foi proibida de registar estes eventos.
Via: https://www.instagram.com/p/C3AUa9nslg2
@stopdespejos @em.luta.lit @sosracismopt @ptrevolutiontv @vidajusta.pt @habita.colectivo
Abusos Policiais, moradora levada para a esquadra:
A Alda, uma moradora do bairro que, apesar de ter sido realijada, não parou de lutar ao lado das suas vizinhas excluídas do realojamento, numa demonstração emocionante de solidariedade, foi agredida e detida à pouco pela PSP.
Foi levada para a esquadra da Cruz de Pau, onde não deixam entrar a sua advogada porque, segundo as justificações mirabolantes da PSP, “não está detida”.
As companheiras que foram até à esquadra em solidariedade foram todas identificadas porque segundo a PSP, estavam “a resistir”.
RESISTIR É UM DIREITO
Habita!
Entrevista com moradora detida
Video: https://imginn.com/p/C3AbQ1UMAzc
via: @em.luta.lit
Hoje, mais Demolições na Jamaica:
Via: Habita! no Instagram
Hoje: Mais demolições no Bairro da JamaicaA Câmara Municipal do Seixal (CDU) tem feito demolições sem garantir alternativa habitacional digna a todas as famílias desalojadas.
Desde 17/10/23, uma providência cautelar impedia a Câmara de avançar com a demolição das habitações de 4 famílias a quem o direito ao realojamento tem sido negado.
No dia 22/01, uma nova decisão do tribunal voltou a deixar desprotegidas estas famílias que enfrentam a demolição das suas casas.
Quando soube da decisão judicial que impedia as demolições das casas de quem não tinha alternativa, a Câmara decidiu suspender também o realojamento das outras mais de 20 famílias que vivem no mesmo prédio. A estas a Câmara disse que não estavam a ser realojadas por culpa dos vizinhos, tentando que sejam os próprios moradores do bairro a pressionar os seus vizinhos a aceitarem ir para a rua.
São quase 30 famílias que vivem desde Outubro na incerteza sobre o seu futuro.
Para levar a cabo estas demolições sem alternativa, a Câmara tem recorrido a muita repressão!
Além de não notificar por escrito as datas das demolições, ordena à Polícia que feche todos os acessos ao Bairro nos dias em que estas vão acontecer: só entra e sai quem for autorizado, proibindo familiares, advogados, jornalistas e ativistas de se aproximarem.
Denunciamos o racismo da Câmara Municipal do Seixal, que tem tratado de forma desumana e violenta os mordaores do Bairro da Jamaica, mostrando nos bairros negros, probres e de imigrantes que não há Constituição ou lei que garanta os direitos das pessoas.
É urgente cercar de solidariedade os moradores da Jamaica que estão a lutar pelo seu direito à habitação! Se os realojamentos garantidos até hoje foram fruto da luta coletiva, agora não será diferente!
Basta de Demolições e Despejos sem Alternativa!
Basta de Racismo e cerco Policial aos Bairros!
Realojamento para todos os moradores da Jamaica já!
“Vamos ser despejados?”
Lisboa Invisível, no Instagram
Alô, alô, maltinha. Emergência!! Utilidade Pública!!
Hoje, há pouquíssimas horas atrás, começou a tentativa no bairro JAMAIKA, no Fogueteiro, Seixal, de mais demolições e desalojamentos. Mais e mais famílias em total vulnerabilidade em risco de serem vítimas de despejo sem respostas alternativas.
Seis famílias do bairro a presenciar a possibilidade de suas casas irem em ruínas e insegurança habitacional. Em uma das casa vivem 3 menores de idade.
Famílias inteiras não estão a ser incluídas no Plano de Realojamento da Câmara Municipal do Seixal.
Jornalistas, advogados e próprios moradores foram impedidos de entrar no bairro, pois não constam na “lista de autorizados pela Câmara Municipal do Seixal”.
Pressão da Câmara Municipal do Seixal e falta de respostas? Nossa contra reposta para isto é pressão do lado de cá. Não vamos nos calar!
Nosso repúdio!
@stopdespejos
@vidajusta.pt
@habita.colectivo
@ptrevolutiontv
#pt #portugal #lisboa #lisbon #despejos #homelessness #casa #home #desalojados #demolicao #demolition #seixal #jamaika
Deixe um comentário