img-20240319-wa0017

Vigília por Ademir Moreno junta mais de 200 pessoas no Faial

Comunicado de Imprensa da Organização

Vigília por Ademir Moreno junta mais de 200 pessoas no Faial

O evento surge em resposta ao crime de ódio racial que tirou a vida ao cabo-verdiano de 49 anos

A vigília/manifestação teve lugar na terça feira em frente à Câmara Municipal da Horta e surge em resposta aos acontecimento do fim de semana anterior, em que Ademir Moreno, cidadão cabo-verdiano de 49 anos foi agredido a soco por um jovem faialense, tendo vindo a perder a vida já no hospital.

Testemunhas oculares do sucedido afirmam ter-se tratado de crime de ódio racial e mencionam insultos racistas à vítima antes da agressão. Segundo as mesmas testemunhas já teriam havido agressões e insultos racistas na mesma noite e em noites anteriores por parte de pessoas próximas ao agressor e dirigidas a outros membros da comunidade africana da ilha.

A vigília foi organizada por um grupo informal de pessoas próximas às pessoas que assistiram ao sucedido naquela noite e contou com a presença de membros da comunidade africana da ilha, de fora desta comunidade e ainda de cidadãos de outras nacionalidades.

Os membros da organização do evento mostram-se “profundamente sentidos com o recente incidente e consideram que este ato de violência, ocorrido em plena Ilha do Faial, nos Açores, é um lembrete doloroso dos desafios persistentes que enfrentamos em relação ao racismo e à xenofobia”.

Várias pessoas utilizaram do direito da palavra e, de megafone em punho, fizeram declarações na primeira pessoa relatando situações de assédio verbal e físico de ordem racista que têm sentido ao longo dos anos. Crianças, jovens, adultos e pessoas mais idosas demonstraram a sua rejeição a estes comportamentos, exigindo respeito e justiça.

A manifestação tinha como objetivo expressar solidariedade, repúdio e demandar justiça. Para além de homenagear a memória da vítima, procurou também dar-se destaque à importância urgente de combater todas as formas de discriminação racial na nossa sociedade.

Objetivos da Vigília e Manifestação:

  • Homenagem à Vítima: Prestar homenagem ao cidadão cabo-verdiano falecido, reconhecendo sua vida e sua contribuição para a comunidade.
  • Condenação do Racismo e Xenofobia: Manifestar nossa rejeição inequívoca ao racismo, xenofobia e qualquer forma de ódio e intolerância.
  • Solidariedade e Apoio às Comunidades Atingidas: Demonstrar solidariedade às comunidades afetadas pelo racismo e oferecer apoio emocional e prático.
  • Chamado à Ação e Justiça: Exigir investigação completa e imparcial do homicídio, responsabilização dos culpados e implementação de medidas concretas para prevenir futuros incidentes semelhantes.
  • Educação e Sensibilização: Promover a educação e a sensibilização sobre questões de racismo e discriminação, incentivando o diálogo aberto e a mudança social.

Horta, 19 de março de 2024

Pela organização da vigília,

proxy-2857316-5992369-1912861-5684211-7268757-7663020-7310893-8107076-8103638-8567455-2363149-2442896-8038117-4426512-6315858-6565761-8283573

Na madrugada de sábado para domingo, na ilha do Faial Açores, um cidadão imigrante, Ademir Araújo, foi espancado brutalmente à porta de uma discoteca por um jovem português. Ao SOS as denúncias indicam que “Os motivos foram puramente racistas”. Repudiamos completamente este ato racista e apelamos à participação na vigília e manifestação que decorre no dia 19 de março pelas 18:00, em frente à Câmara Municipal da Horta.

SOS Racismo

Nota de Repúdio: Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA):

Tendo tomado conhecimento da brutal agressão, ocorrida na madrugada do dia 16 de março (sábado), que levou à morte de um cidadão imigrante de nacionalidade caboverdiana, residente na ilha do Faial, a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) vem, por esta via, repudiar atos de violência verbal e física contra qualquer ser humano, independentemente de se tratar de um imigrante ou autóctone.

A AIPA insta as autoridades judiciais a desencadearem todos os esforços no sentido dê apurarem as devidas responsabilidades e sancionar, com base na Lei da República Portuguesa, os culpados desse ato bárbaro,

Numa semana em que se assinala o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, somos firmes na condenação de qualquer manifestação que propague ódio, xenofobia ou racismo e crie na sociedade um clima de medo e de perseguição contra os cidadãos.

Aos familiares e amigos/as da vítima, a AIPA presta as sentidas condolências neste momento de enorme sofrimento,

O Presidente da Direção, Leoter Viegas

AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores

+ info:

https://www.reuters.com/world/europe/portuguese-police-arrest-suspect-killing-black-man-azores-2024-03-20/

https://www.publico.pt/2024/03/19/sociedade/noticia/caboverdiano-agredido-junto-discoteca-faial-acabou-morrer-2084120