Livraria das Insurgentes cancelam participação com a banca e apresentação das fanzines das MANAS na feira do livro independente de Arroios, que estava agendada para domingo as 15h, em resposta à presença de um dos principais teóricos da extrema-direita, e lançam nota de repúdio:
Não estaremos presentes onde discursos que se querem de diversidade são ocupados por discursos de ódio.
A livraria das Insurgentes é um projecto que pretende colocar no centro do debate público as pessoas que historicamente não tem voz e por isso trabalhamos para trazer diversidade de ideias e pontos de vista, daquelas corpas que normalmente não são ouvidas.
Fomos convidadas para participar da Festa do Livro Independente da Freguesia de Arroios.Soubemos contudo que nesta programação estará presente Jaime Nogueira Pinto. Um nome conhecido em Portugal por ser actualmente um dos principais pensadores da Extrema Direita.
Somos parte das corpas normalmente postas à margem e violentadas por tais discursos -trans, não -binárias, femininas, migrantes, negras, ciganas.Tais discursos propagam ideias abertamente violentas que têm um impacto real na vida de muitas pessoas, principalmente nas pessoas que se encontram fora dos padrões e normas vigentes.
Ideias que pactuam contra a nossa existência não podem ser vistas como algo possível, pois mesmo que supostamente num campo teórico, a legitimização destas ideias apresentam-se como um perigo real contra nossa existência.E enquanto para algumas corpas privilegiadas o debate teórico não as toca diretamente, nós já vivemos diariamente a violência e hostilidade vinda de tais discursos de ódio e sabemos que espaços que se abrem a existência de tais discursos não são em nada espaços seguros para nós. Desta forma não estaremos presentes com a nossa banca de livros e com a apresentação das fanzines das MANAS.
Livraria das Insurgentes
Não passarão.
Deixe um comentário