Notícias
Notícias
  • Manifestação pela paz na Palestina / Violência Policial Racista

    Manifestação pela paz na Palestina no Martim Moniz, convocada pela CGTP. 2 pessoas presas durante manifestação em apoio à palestina Testemunhamos coletivamente um ato de violência policial sobre duas pessoas de forma bruta, enquanto decorria a manifestação em apoio à Palestina no Martim Moniz. Uma ação de largo dispositivo policial. Estas pessoas fardadas de polícia não tinham identificações. Recusaram-se a dar o nome do comandante da operação, como seria exigido legalmente. Um dos homens presos, em sangue e mantido escondido num túnel pela polícia, foi levado depois do primeiro homem a ser levado. Um deles foi levado pela PSP. Outro… » continu@r

    Manifestação pela paz na Palestina / Violência Policial Racista
  • Lugar de Fala nº 154 com Hélder Lopes

    Nascido no Barreiro com raízes em Cabo Verde, Hélder Lopes decidiu agir quando se deparou com a ausência da língua e cultura cabo-verdianas ao longo da sua formação. Empenhado em transportar para as instituições de saber as aprendizagens construídas no seio familiar, o investigador e tradutor está a debruçar-se sobre tradução, teatro e o fenómeno da crioulização, no âmbito do seu doutoramento. @oladonegrodaforca – Um espaço onde a força negra é motor de mudança. » continu@r

    Lugar de Fala nº 154 com Hélder Lopes
  • Sobre o Hospital Al-Ahli

    Na noite de 17 para 18 de Outubro deu-se aquele que para nós foi o maior ataque a dignidade humana nestes quase 11 anos de jornalismo cívico, o ataque ao Hospital Al-Ahli na Palestina. Já aprendemos em não publicar a quente este tipo de notícia de grande impacto e com muitas zonas cinzentas, pelo que só hoje decidimos publicar algo sobre o assunto, não que já tenhamos a certeza do que se passou mas porque acreditamos que este é daqueles eventos que só saberemos a verdade quando alguém envolvido vier revelar o que realmente se passou e queremos que tenhas… » continu@r

    Sobre o Hospital Al-Ahli
  • Ativistas do Climáximo bloqueiam estrada em frente ao Museu de História Natural e da Ciência

    COMUNICADO DE IMPRENSA Ativistas do Climáximo bloqueiam estrada em frente ao Museu de História Natural e da Ciência Grupo interrompeu o trânsito na Rua da Escola Politécnica, em frente ao Museu de História Natural e da Ciência, exigindo que as instituições encarem a verdade e ajam de acordo com a emergência climática. Durante uma tempestade, ativistas do Climáximo bloquearam o trânsito em frente ao Museu de História Natural e da Ciência, antiga Faculdade de Ciências, sentando-se e segurando faixa onde se lê “Estão a destruir tudo o que tu amas”. Leonor Canadas, agrónoma e porta-voz no local, afirma que “há… » continu@r

    Ativistas do Climáximo bloqueiam estrada em frente ao Museu de História Natural e da Ciência
  • Uma centena de pessoas contra a remoção da Ciclovia da Avenida de Berna

    No apelo da internet que circulou a convidar ciclistas e outros a juntarem-se a uma Massa Crítica em defesa da Ciclovia da Avenida de Berna podia-se ler: A remoção da ciclovia da Avenida de Berna está iminente! Na semana passada a CML divulgou o seu plano para “anular a ciclovia unidirecional no lado norte da Avenida, em toda a sua extensão, e também no lado sul, entre o Largo Azeredo Perdigão e a Avenida da República”. Segundo o comunicado, a obra terá início na segunda quinzena de Outubro. Mais uma vez a CML caminha em contramão do que é necessário… » continu@r

    Uma centena de pessoas contra a remoção da Ciclovia da Avenida de Berna
  • “O governo e empresas emissoras declararam guerra.” Ativista do Climáximo cola-se a um avião da TAP Lisboa-Porto

    COMUNICADO DE IMPRENSA“O governo e empresas emissoras declararam guerra.” Ativista do Climáximo cola-se a um avião da TAP Lisboa-PortoUma ativista do Climáximo colou-se a um avião que ia fazer o voo Lisboa-Porto. Acusam o governo e a indústria da aviação de estarem a matar descaradamente todos os dias milhares de pessoas com voos inúteis. Esta manhã, no aeroporto da Portela, dois ativistas do Climáximo colaram-se a um avião que ia fazer o trajeto Lisboa-Porto. Os ativistas impediram a normalidade devido às emissões “absurdas, mortíferas” e, segundo os ativistas “completamente desnecessárias” que estas ligações provocam, quando existem alternativas mais baratas e rápidas. Alice Gato,… » continu@r

    “O governo e empresas emissoras declararam guerra.” Ativista do Climáximo cola-se a um avião da TAP Lisboa-Porto
  • Demolições no Bairro da Jamaika / Entrevista com a Habita!

    Hoje a partir das 8h recomeçaram as demolições anunciadas pela Câmara do Seixal, nos lotes 7 e 8, no Bairro da Jamaika. O Bairro está desde 2018 sinalizado para demolição, depois de décadas de abandono. A demolição do lote 7 avança, a do lote 8 está parada pelo tribunal, depois de providência cautelar. No entanto, grande parte das pessoas não tem soluções habitacionais alternativas. Entrevistamos uma das pessoas que fazem parte da Habita!, podes ouvir a entrevista aqui: A Habita! esteve lá hoje e difundimos aqui as informações que publicaram na sua conta de Instagram: “Os apartamentos do Lote 7… » continu@r

    Demolições no Bairro da Jamaika / Entrevista com a Habita!
  • Onde vamos andar?

    Se não puderes marcar presença podes seguir estes eventos nos nossos directos. Não te esqueças de usar a hash tag #vidajusta dia 21 de Outurbro. Todo o nosso trabalho é auto financiado se puderes nos ajudar a cobrir custos relacionados com deslocações, alimentação e internet, entra em contacto connosco. https://eventos.coletivos.org/event/manifestacao-pela-paz-no-medio-oriente https://eventos.coletivos.org/event/queremos-uma-vida-justa Sem tretas » continu@r

    Onde vamos andar?
Centro de Media Independente - portugal
Centro de Media Independente
indymedia.pt

indymedia é um meio democrático de organizações de média independente – que oferecem cobertura comunitária de notícias através da publicação livre – num website universalmente acessível.

Destaques

Eventos
Minas Não!
Estudos Libertários
Imprensa libertária
Biblioteca Anarquista
Toma Los Medios, Sé Los Medios, Haz los Medios, tercio compa medios libres alternativos o como se llamen
¡Toma los medios, sé los medios, haz los medios!
Centro de Medios Libres