Artigo Opinião - Lítio por Terras de Barroso
Muito se tem falado sobre hipotética mina de lítio por terras de Montalegre, sendo que finalmente consegui um "tempinho" livre para dissertar sobre o assunto. Num passado recente e presentemente o Lítio entrou nas nossas vida, nosso quotidiano, através da Electrónica e seus componentes. O Lítio enquadrado na tabela periódica como um Metal potencia o Armazenamento de Energia, usado em Baterias de Telemóveis, Carros e finalmente soluções de Armazenamento Energia na Rede Eléctrica. A exploração de uma mina acarreta grandes impactos para as comunidades circundantes à mina, falamos de impactos visuais, impactos inerentes a escombreiras e lavagem de minério finalmente resultando numa contaminação do solo.
Pessoalmente sei e estou ciente de quais as vantagens do Lítio para a rede eléctrica e como estas soluções podem beneficiar uma descarbonizaçao de um sector fomentado a introdução de energias renováveis onde o principal problema reside na sua imprevisibilidade. Todavia e não querendo com isto dar a clássica desculpa do "Not in BackYard" creio que uma Mina nas circunstancias actuais e na zona em causa é nefasta para o Meio Ambiente, destruindo uma das maiores manchas florestais de Portugal. Recordo que Montalegre encontra-se nos limites do parque peneda gerês zona que representa o ultimo reduto em portugal para diversas espécies fauna e flora. A construção de uma mina por muito rentável e potencialmente dinamizador de uma região por si só envelhecida nunca será o caminho certo, não devemos sobrepor o interesse económico de "uns" ao interesse de preservar a qualidade de vida dos residentes e do Meio Ambiente.
Tenho observado os diversos movimentos Anti-Mina Lítio que desde já presto a minha singela homenagem pela coragem e pela persistência com que defendem a história, a tradição e o Meio Ambiente. Inclusive assisti ás interpelações feitas ao Presidente da Câmara de Montalegre Orlando Alves numa sessão de esclarecimentos em Morgade, na qual afirmou estar ao lado do Povo e dos Interesses do Povo. Fiquei agradado com essa postura e por ver que o povo tinha a seu lado o maior representante deste junto do governo central . Todavia recentemente com alguma estranheza começo aperceber-me de coincidências ou especulações ou mesmo duvidas que gostaria de ver esclarecidas.
O Sr. Presidente diz que está ao lado do povo e respeita a decisão e a vontade deste, então porque não apoia as comissões locais contra a mina?
Porque não participou nas acções concertadas dos movimentos Anti-Mina, nomeadamente Caminhada Solidária, creio que na sua agenda não haverá nada tão importante do que ajudar quem luta pela preservação de um concelho enraizado na Natureza.
Porque raio a Câmara ou Junta aluga o espaço físico à empresa que pretende explorar lítio no concelho? No mínimo estranho ...
Porque é que quando chamado a Lisboa a reuniões com o Governo Central não leva consigo um representante do movimento que visa impedir que se estabeleça. Pelo que tenho observado são reuniões à escondidas da população sendo que ficamos a saber delas pelo comunicado da Radio Montalegre.
E que tal o Sr Presidente aproveitar as inaugurações de Feiras, Volta Portugal etc Para perante os meios de comunicação social dar voz ao seu concelho mostrando claramente o descontentamento contra a mina.
Fica ideia...
Finalmente uma palavra para os recentes actos de vandalismo registados pela Vila, compreendo a insatisfação todavia não devemos preconizar as nossas ideias em actos de vandalismos, correndo o risco de desvirtuar o pressuposto.
Perante isto e após uma reflexão sou "Claramente Contra A Mina de Lítio" preservando assim uma terra pela qual tenho um carinho especial, terra onde passei férias desde a infância e onde mantenho raízes familiares.


Comentários
Submeter um novo comentário